“Taquaruçu é o Destino”. Distrito recebe o evento neste final de semana

  • 26/Jul/2019 10h21
    Atualizado em: 26/Jul/2019 às 10h26).
“Taquaruçu é o Destino”. Distrito recebe o evento neste final de semana Foto: Divulgação

Teve início nesta quinta-feira, 25 e segue até domingo, 28, no Distrito de Taquaruçu e região de Taquaruçu Grande, o evento ‘Taquaruçu é o destino’, levando arte, cultura e turismo para os moradores e turistas. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Segundo os organizadores, o objetivo é promover a imagem do lugar como sendo o berço das águas, dos bonecos gigantes e opção em gastronomia, ligadas ao princípio do meio ambiente saudável definidos no plano de desenvolvimento para o turismo do distrito resultado das ações do Projeto de estruturação Turística de Taquaruçu, desenvolvido pelo Sebrae e Prefeitura de Palmas.

Outro destaque do evento é a diversidade de produtos e atrativos, em unidade com o que preconiza a Aldeia TabokaGrande, preservação e equilíbrio homem natureza, apresentando exclusividades culturais e artísticas como a técnica dos bonecos gigantes, os tambores, telas artesanais e o ritmo Capoeboicongo.

A programação inspirada no ArCult, evento realizado em 2002 idealizado pelo mestre Wertemberg Nunes, que é o mentor geral da Aldeia TabokaGrande e presidente do conselho administrativo do Instituto Aponte a Governança Turística de Taquaruçu- Goverta, onde atua pela estruturação e promoção do turismo no distrito pela operadora Oca do Vento.

O ArtCult com elementos naturais e artistas da região se transformou no Instituto TabokaGrande e este implantou no distrito a Aldeia TabokaGrande um ponto de cultura com as mais variadas ações, como a mostra Aldeia das Artes, concurso de Poesia Antropaixão, Festa dos Bonecos, apresentações musicais, de teatro, criações dos Tambores Artesanais de Capoeboicongo e o ritual da Queima dos Tambores, vivências e eventos culturais, O Galos de Palmas, Corte da Boiuna e dos Gigantes e pôr fim a Festa Gigantes de Palmas.

Produtos de turismo

O evento ‘Taquaruçu é o Destino’ tem como princípio apoiar a reutilização e a revitalização de locais de uso comum como a Praça Maracaípe, criando um evento com foco nos produtos de turismo a partir da utilização inteligente de locais públicos físicos e virtual que já possuem circulação de pessoas.

O evento vai apresentar o destino em painéis artísticos criando imagem própria para promoção posterior em eventos inteligentes de turismo, estabelecendo vínculo permanente entre cultura arte e turismo nos eventos sejam da Aldeia TabokaGrande, ou do Distrito de Palmas para o mundo.

Um festival de música de diferentes estilos será apresentado no sábado, dia 27 de julho, com a base comum capoeboicongo, ritmo característico em Taquaruçu e que mistura há dezenove anos matizes da capoeira do boi e do congo constituindo em produtos turístico de experiência cultural que agora são ofertados o ano todo na Aldeia TabokaGrande.

Um portal Taquaruçu.com, será lançado utilizando plataformas digitais de internet marketing que propicie agilidade, operação e apresentação dos empreendimentos de turismo. A plataforma Digital do destino vai apresentar um canal de negócio permanente unificando todos os empreendimentos da cadeia de turismo local, estruturados para o fomento da rede de gastronomia, lazer, entretenimento, hospedagem ou qualquer outro negócio ligado ao turismo.