Eleita e empossada diretoria da Goverta para mandato até 2021

  • 19/Jul/2019 17h35
    Atualizado em: 19/Jul/2019 às 17h38).
Eleita e empossada diretoria da Goverta para mandato até 2021 Foto: Luciana Pires

A diretoria eleita nesta quinta-feira, 18, da Governança Turística de Taquaruçu (Goverta), tomou posse na tarde do mesmo dia em evento realizado na Pousada Aldeia da Serra, em Taquaruçu. A Goverta tem como finalidade planejar e desenvolver a oferta de produtos, serviços e experiências turísticas do distrito de Taquaruçu e Taquaruçu Grande.

A governança foi criada em assembleia de constituição legal, que aconteceu no dia 31 de maio no plenário da Câmara Municipal, e é formada por todos os empreendimentos que assinaram adesão ao projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, representantes dos segmentos de Artesanato, Cultura e Meio Ambiente, mais os representantes dos órgãos públicos municipais; Agência de Turismo (Agtur), Fundação do Meio ambiente (FMA), Fundação Cultural de Palmas (FCP), Secretaria Desenvolvimento Rural (Seder), Sebrae-TO e Câmara Municipal.

A Goverta também é responsável por promover atividade com sustentabilidade econômica, social e ambiental, ressignificando a qualidade de vida e a proteção efetiva da região administrativa de Taquaruçu e Taquaruçu Grande, berço das águas de Palmas. E, ainda, incentivar e realizar, direta ou indiretamente, ações e atividades nas áreas educacionais e sociais, cultura e artes, meio ambiente e cultura digital, audiovisual e comunicação, esportes e turismo, priorizando a preservação dos recursos naturais e ecológicos, bem como, dos bens materiais e imateriais da memória histórica e cultural brasileira.

A instituição tem como objetivo articular ações empresariais dos empreendedores turísticos do destino Taquaruçu, demais agentes da cadeia de apoio e agentes públicos de turismo, em órgão do estado do Tocantins, município de Palmas e região, para o encaminhamento de solução de problemas que dizem respeito a seus associados nos campos social, técnico, econômico, financeiro, jurídico e administrativo, bem como atuar para o desenvolvimento institucional e da pesquisa nas questões turísticas e da cultura visando à regulação das atividades econômicas de serviços e produtos turísticos.

Na oportunidade, os atores da governança debateram outros assuntos, como a aprovação do plano de ação e estratégias de trabalho da instituição, a estruturação da sede da instituição, o uso da marca do destino e a participação dos empreendedores do projeto de estruturação turística na expedição do Destino Taquaruçu na Feira da Associação Brasileira de Viagens (Abav) e participação dos membros no 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu.

O presidente da Agtur, Eudes Assis, ressalta a importância histórica para o turismo de Taquaruçu e Taquaruçu Grande com a efetiva criação da Goverta. “O que nós estamos presenciando aqui é a continuidade do projeto do destino de Taquaruçu, pois todos aqui estão empoderados e capazes de proporcionar ainda mais melhorias para o destino. Com a governança vocês vão se tornar ainda mais fortes, pois esse grupo é coeso, e isso é o que os fortalece ainda mais”, enfatizou o gestor.

O presidente empossado da Goverta, Wertemberg Nunes, destacou o sentimento de pertencimento das decisões do turismo local. “Às vezes o apoio necessário está mais perto do que se imagina, não é só o recurso uma ação, uma obra. Começa pelo reconhecimento, esse é o primeiro apoio básico para despertar o sentimento de pertencimento. Assim que a gente se sente como empresários hoje em Taquaruçu, pertencendo ao sistema de distribuição da nossa riqueza”, destaca.

Ele complementa ressaltando o papel que o empreendedor terá tanto na concepção dos modelos para o benefício local, como agregador, e também como fiscalizadores junto ao poder público. “A nossa empresa de governança criada com esse modelo inovador de composição híbrida traz qualidade para o destino que começa a operar de fato agora com o turismo depois de 20 anos se preparando. Cria também um lugar comum para todos empreendedores, um lugar para pensar agir e fiscalizar não somente o que se oferta para o cliente, mas também o investimento público passa a ser mais qualificado e útil, passando pelo crivo desse lugar comum para o turismo no destino”, finalizou Nunes.

Composição da Diretoria

Wertemberg Nunes – Presidente do Conselho Administrativo
Verônica Augusto – Diretora executiva
Neusivaldo Batista – Diretor Financeiro
Nazareth Rosana Mendes – Secretária Executiva
Igor Matuoca – Conselho Fiscal
Ruy Bucar – Conselho Fiscal
Gustavo Bonato – Conselho Fiscal