Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade

  • 18/Jul/2019 17h34
    Atualizado em: 18/Jul/2019 às 17h38).
Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade Foto: Divulgação/BRK Ambiental

Moradores de Natividade (TO) puderam conferir, em evento de apresentação com estrutura montada na Praça da Igreja Matriz da cidade, a exibição de um mini documentário sobre a história de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, conhecida e reconhecida como Dona Naninha, que ganhou fama em todo o País pela produção do biscoito de polvilho “Amor Perfeito”, iguaria que faz sucesso entre moradores da cidade – localizada a cerca de 230 km de Palmas (TO) – e também atrai diversos turistas em busca do quitute e da história da cidade secular.

No vídeo foi possível conferir parte da vida de Dona Naninha, de seu marido Teodoro Nunes da Silva – conhecido como “Seu Dozinho” – e dos filhos do casal – 13 no total – que hoje conduzem o negócio iniciado pelos pais com uma loja na cidade que já virou ponto de referência para quem passa pelo sudeste tocantinense. A iniciativa do registro da trajetória de Dona Naninha é parte de uma coletânea, produzida pela BRK Ambiental, que mostra como o saneamento transforma e ajuda a melhorar a qualidade de vida, a saúde e a renda de quem é beneficiado por ele. Natividade (TO) é uma das 47 cidades onde a BRK Ambiental é a concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto e a história de Dona Naninha faz parte de uma campanha da empresa que também atua em outros 11 Estados.

Falando em nome dos pais, durante o evento, Noemi Nunes Cerqueira, a filha mais velha de Dona Naninha e de Seu Dozinho, se emocionou ao lembrar a trajetória dos pais. “Minha mãe era uma moça da cidade, mas foi ajudar meu pai na roça quando precisou e criou todos os filhos enfrentando dificuldades, mas com muito amor”, resume ao lembrar a frase do pai para se referir à Dona Naninha: “Ela é uma guerreira”. O evento contou com a presença de autoridades, como a prefeita da cidade, Martinha Rodrigues, sobrinha de Dona Naninha.

A falta de água constante e o esforço para buscar água no Córrego Praia, herança do tempo em que a cidade não era atendida com distribuição de água tratada, ficaram na memória das lutas enfrentadas por Dona Naninha e de seu Dozinho. “A gente apanhava água no córrego, porque não tinha água em casa naquela época, né? Punha na cabeça, no colo...”, lembra a matriarca ao falar do processo para buscar água para atividades domésticas.

Frederico Hupsel, gerente de operação da BRK Ambiental, sintetizou o intuito do evento ao lembrar que histórias como a de Dona Naninha e de Seu Dozinho são fonte de inspiração para o trabalho em saneamento. “Transformar a vida das pessoas com saneamento é o que move cada um dos funcionários da BRK Ambiental e, hoje, representando nossa equipe neste evento eu gostaria de agradecer e parabenizar vocês pela oportunidade de mostrar essa história tão bonita”, disse.

Em 2012, com a chegada da iniciativa privada no serviço de distribuição de água a realidade mudou e, desde 2017, com a entrada da BRK Ambiental e os investimentos para perfuração de novos poços, mesmo os períodos de estiagem – críticos na Região Sudestes do Tocantins – não trazem mais a falta de água. A concessionária tem ainda a missão de universalizar – até 2025 – o serviço de coleta e tratamento de esgoto.

Para conhecer

A história de Dona Naninha pode ser conferida acessando a página Transforma Tocantins, através do endereço https://www.transformatocantins.com.br e também está sendo exibida em campanha institucional da BRK Ambiental por todo o Tocantins.