Projeto de equipe da saúde de Guaraí é eleito no Conasems como melhor do Tocantins

  • 10/Jul/2019 14h43
    Atualizado em: 10/Jul/2019 às 14h47).
Projeto de equipe da saúde de Guaraí é eleito no Conasems como melhor do Tocantins Foto: Divulgação

O projeto “Atenção Odontológica na Primeira Infância: Meu Primeiro Dentista”, realizado pela equipe de saúde bucal da Secretaria Municipal da Saúde de Guaraí, foi eleito como melhor experiência exitosa realizada no Estado do Tocantins. As ações foram apresentadas no último dia 4, no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Brasília.

O projeto foi apresentado em Brasília pela odontóloga responsável pelos atendimentos de saúde bucal do município de Guaraí, Georgia Cristina Cecconello. Ela explicou que “o projeto trabalha para que as crianças cresçam livres de cáries, e também busca orientar os pais sobre a higiene bucal, levando seus filhos regularmente às consultas para fazer aplicações de flúor e seguindo todas as recomendações do dentista.

Conforme a Secretária Municipal da Saúde, Marlene Sandri, que também participou do congresso, além do certificado oficial, o Projeto Meu Primeiro Dentista ganhou também a gravação de um webdoc, que vai contar em documentário sobre a experiência realizada em Guaraí. “Uma equipe do Conasems vai em Guaraí gravar o projeto para divulgação nacional”, revelou.

Prefeita comemora

A prefeita de Guaraí, Lires Ferneda, ao receber a notícia, comemorou e disse não se sentir surpreendida, pois, segundo ela, já esperava por essa conquista alcançada pelos profissionais do município.

“Quero parabenizar todos os servidores municipais de Guaraí e em nome da população agradeço o desempenho, dedicação e cuidados em excelência para com o povo de Guaraí”.

O projeto

O projeto Meu Primeiro Dentista é voltado para crianças de 0 a 6 anos que participam da prevenção bucal durante todas as fases do projeto. A experiência foi selecionada e competiu com municípios tocantinenses de Aparecida do Rio Negro, Cachoeirinha, Silvanópolis, Pedro Afonso, Paraíso, Gurupi, Araguaína e Palmas. (Com informações da Ascom Guaraí)