Comitê do Fogo concentra ações na região Sudeste do Tocantins

  • 09/Jul/2019 11h14
    Atualizado em: 09/Jul/2019 às 11h16).
Comitê do Fogo concentra ações na região Sudeste do Tocantins Foto: Divulgação Governo do Estado

O Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo) realiza, a partir desta terça-feira, 9, uma série de ações nos municípios do sudeste do estado. A programação será desenvolvida em Paranã, Arraias e Dianópolis, visando orientar e alertar sobre o não uso do fogo neste período, quando a falta de chuva se torna propícia para os incêndios florestais com grandes prejuízos ao meio ambiente e também aos próprios moradores da zona rural. Todo o trabalho é capitaneado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

A primeira cidade a receber o evento é Paranã, situada a cerca de 360 quilômetros de Palmas, já na divisa do Tocantins com o Goiás, onde os parceiros estimam visitar pelo menos 100 propriedades.

Na quarta-feira, 10, será a vez das cidades de Arraias e Dianópolis receberem as equipes para a programação.

Conforme informações do Comitê, a programação se estende aos municípios onde mais houve índices de incêndios florestais em 2018. São eles: Pium, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Lizarda, Paranã, Arraias, Goiatins, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e Rio Sono.

Ao final da programação, os 32 parceiros que integram o Comitê do Fogo querem contabilizar 1800 propriedades visitadas nas 18 cidades foco.

Durante a passagem em cada localidade, as equipes da Força-Tarefa registrarão em um aplicativo, além da exata localização da propriedade, informações sobre a visita, o que foi desenvolvido no local, adicionar fotos, etc. que formarão um banco de dados que poderá ser usado para estudo comparativo das informações.