Kátia Abreu quer explicações de ministros sobre acordo entre Mercosul e União Europeia

  • 03/Jul/2019 14h00
    Atualizado em: 03/Jul/2019 às 14h02).
Kátia Abreu quer explicações de ministros sobre acordo entre Mercosul e União Europeia Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 2, requerimento da senadora Kátia Abreu (PDT-TO) que convida a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, e o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a explicarem os detalhes do acordo de livre comércio firmado entre Mercosul e União Europeia.

Conforme  Kátia, enquanto ministra da Agricultura, participou ativamente das negociações para que o acordo saísse do papel. O anúncio da conclusão das negociações, que duraram cerca de duas décadas, foi realizado na última sexta-feira durante encontro do G20, no Japão.

“Sou favorável e comemoro a conclusão do acordo de livre comércio entre os dois blocos. Mas é importante conhecermos todos os detalhes, ainda mais no que diz respeito à agricultura, que é a parte mais sensível”, afirmou.

Para a audiência pública, que deverá ocorrer em 16 de julho, além dos ministros, também foram convidados representantes das cadeias de carne bovina, suínos e aves: presidente Executivo da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar; presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antonio Jorge Camardelli e presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, além do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade.