ATM, Estado e IPHAN fecham parceria para realização do I Encontro de Violeiros da Viola de Buriti no Jalapão

  • 29/Jun/2019 17h48
    Atualizado em: 29/Jun/2019 às 17h50).
ATM, Estado e IPHAN fecham parceria para realização do I Encontro de Violeiros da Viola de Buriti no Jalapão Foto: Divulgação/ATM

Representantes da Associação Tocantinense de Município (ATM), Governo do Estado e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) se reuniram quinta-feira, 27, na sede administrativa da ATM, em Palmas, para firmarem parceria, bem como discutirem a realização do I Encontro de Violeiros para a salvaguarda da Viola de Buriti, que deverá ocorrer dentro da programação da tradicional Festa da Colheita do Capim Dourado, em setembro deste ano.

Participaram o presidente da ATM, prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, o superintendente do IPHAN no Tocantins, Marcos Aurélio Camara Zimmermann, o secretário de Estado da Comunicação, Vieira de Melo, membros da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), além de representantes dos municípios de Brejinho de Nazaré, Palmas e Ponte Alta do Tocantins.

Registro

Mobilizador da iniciativa, o superintendente do IPHAN no Tocantins destacou o objetivo do evento. “Queremos com o encontro de violeiros, divulgar esse instrumento tipicamente tocantinense, que é a Viola de Buriti, fazer uma documentação da cultura da produção e execução desse instrumento musical, além de iniciarmos o registro, por meio de um documentário, que garantirá o reconhecimento da Viola de Buriti como patrimônio nacional”, disse Zimmermann.

O presidente da ATM avaliou como positiva a iniciativa que, segundo ele, ajuda a construir a cultura do Tocantins e se colocou à disposição para mobilizar os Municípios. “Vamos incentivar e informar os prefeitos a darem o suporte necessário para a realização do encontro, principalmente o translado dos violeiros até o Jalapão”. Devem participar os municípios de Aparecida do Rio Negro, Brejinho de Nazaré, Dianópolis, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Palmas, Porto Nacional, Rio Sono e São Félix, que possuem em suas comunidades a cultura da Viola de Buriti.

Divulgação

Por sua vez, o secretário de Estado da Comunicação, Vieira de Melo, disse que o governo estadual já auxilia no processo de divulgação da Festa da Colheita do Capim Dourado e que estenderá também o auxílio para o evento. “Colocaremos nossa equipe de jornalismo e publicidade para a produção das peças, releases e demais produtos midiáticos que levem a divulgação e promoção do encontro”.

O I Encontro de Violeiros para a salvaguarda da Viola de Buriti está previsto para ocorrer dias 13 e 14 de setembro durante programação da Festa da Colheita do Capim Dourado, que ocorre de 11 a 16 de setembro no Povoado do Mumbuca, pertencente ao município de Mateiros. (Victor Morais/Ascom ATM)