Hospital Regional de Miracema realiza primeira cirurgia de fêmur

  • 29/Jun/2019 15h40
    Atualizado em: 29/Jun/2019 às 15h42).
Hospital Regional de Miracema realiza primeira cirurgia de fêmur Foto: Ascom/Governo do Tocantins

Na manhã desta sexta-feira 28, o Hospital Regional de Miracema realizou a primeira cirurgia de fêmur, resultado da reestruturação que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem fazendo na unidade que é um hospital de média complexidade.

Segundo a diretora geral da unidade, Maria da Penha Bandeira, o hospital está se organizando para atender casos de urgência e emergência, como também as cirurgias eletivas: “estamos nos organizando para atender as especialidades de cirurgia geral e ortopedia com a realização de cirurgia de urgência e emergência, como a que foi realizada hoje e também as cirurgias eletivas reguladas pela Central de Regulação, para o município de Miracema”, destacou.

O procedimento desta sexta foi realizado em um paciente de Miranorte que foi acolhido na unidade na quinta-feira, 27, após sofrer um acidente por queda de cavalo. O paciente reagiu bem à cirurgia e já está na enfermaria, aguardando recuperação. “Estamos todos felizes com mais esta conquista”, acrescentou Penha.

Médico ortopedista e coordenador do serviço de ortopedia na unidade, Dr. Diorgenes Vanderlei dos Santos ficou satisfeito com o resultado positivo do procedimento realizado. “Este é mais um ganho para a reestruturação do serviço aqui em Miracema: a redução da demanda dos pacientes que são transferidos para Palmas”, ressaltou, satisfeito com o resultado positivo do procedimento realizado. “Espero que possamos em breve realizar outros procedimentos para ajudar a população que este município abrange”, finalizou.

Além de Dr. Diórgenes, a equipe que fez a intervenção foi composta pelo também médico ortopedista, Dr. João Protásio Netto, pelo anestesista Dr. Paulo Márcio Royo Mota, além da equipe de enfermagem e auxiliares do setor.

O Hospital Regional de Miracema é unidade Porte 2, com 71 leitos, e é referência para os municípios de Rio dos Bois, Miranorte, Tocantínia, Lajeado, Rio Sono, Bom Jesus do Tocantins, que compõem a Região de Saúde do Capim Dourado.