Projeto da ETI Luiz Nunes é classificado para feira de iniciação científica em Santa Catarina

  • 27/Jun/2019 16h35
    Atualizado em: 27/Jun/2019 às 16h37).
Projeto da ETI Luiz Nunes é classificado para feira de iniciação científica em Santa Catarina Foto: Divulgação

O trabalho científico ‘Quando a linguagem científica e o conhecimento prático se encontram no Texto de Campanha Sanitária: um diálogo (im)possível para o homem do campo’, desenvolvido pelo professor de Língua Portuguesa Rosielson Soares de Sousa e alunos da ETI Luiz Nunes de Oliveira, em Buritirana, foi classificado como finalista na 4ª edição da Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), que acontece entre os dias 9 e 13 de setembro de 2019, na cidade de Jaraguá do Sul (SC).

A pesquisa coordenada por Ronielson teve a participação dos alunos Monnik Vieira de Carvalho, Vitor Hugo Vieira Ramalho, Carlos Daniel Sousa de Oliveira e Geraldo Sousa de Oliveira Neto, que realizaram um estudo linguístico no Projeto de Assentamento (PA) Entre Rios, voltado à disciplina Língua Portuguesa. Além do resultado obtido, o trabalho permitiu que os alunos se reconhecessem como pesquisadores da linguagem.
“É o primeiro passo para que jovens estudantes se tornem futuros pesquisadores preocupados com os fenômenos reais da linguagem. A aprovação de um trabalho na Febic é a prova de que estamos na direção certa, e também o reconhecimento do trabalho de excelência que vem ocorrendo na nossa escola”, considera o diretor Ademir Bandeira.

Únicos do Tocantins

A Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) é uma promoção do Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (Ibic) e reunirá estudantes de vários estados brasileiros e de outros países. O Ibic caracteriza-se como instituição de cunho científico e tecnológico, que tem por missão – promover, divulgar e desenvolver continuamente ambientes favoráveis à alfabetização e iniciação científica à pesquisa, à inovação, à educação e cultura voltadas, sobretudo para a promoção sustentável do desenvolvimento social, educacional e econômico do País. Os alunos e professores da Luiz Nunes serão os únicos a representar o estado do Tocantins.(Ascom/Semed)