Em sessão solene Milton Neris ressalta a importância do cuidado dos familiares com os idosos

  • 14/Jun/2019 10h11
    Atualizado em: 14/Jun/2019 às 10h16).
Em sessão solene Milton Neris ressalta a importância do cuidado dos familiares com os idosos Foto: Aline Batista/CM Palmas

Durante sessão solene em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, realizada pela Câmara Municipal de Palmas na quinta-feira, 13, o vereador Milton Neris (PP) mostrou sua preocupação em relação aos casos de violência registrados contra o idoso.

Neris ressaltou que é necessário que haja discussão sobre os cuidados essenciais com os idosos. Em relação à violência por parte da família, conforme dados, o parlamentar questiona: “Que amor é esse? Não serão as construções do parque do idoso, viabilização de Universidade da Maturidade no Brasil afora, nem com recursos para políticas públicas, que resolverão essa situação, a mudança também precisa partir de dentro de casa.”

Para o parlamentar, tanto o poder público como os familiares, precisam estar sempre atentos aos acontecimentos do cotidiano da pessoa idosa, pois eles estão sujeitos a sofrer violência e maus tratos, e muitas vezes não tem conhecimento e acesso para realizar denúncias. Vale ressaltar, que todos os direitos da pessoa idosa estão previstos no estatuto do idoso.

Dados

Cerca de 240 denúncias de violência contra idosos são recebidas apenas pelo Conselho Municipal de Direitos do Idoso de Palmas por ano. Por mês é uma média de 20 casos de maus-tratos, que podem ser violência física, psicológica ou sexual, assim como abandono, falta de cuidados e abuso financeiro.

Conforme os dados do conselho, agressões praticadas por familiares dentro de casa estão no topo da lista de violência contra os idosos. Representam 80% dos casos denunciados na Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. (Ascom Vereador Milton Neris)