9ª edição dos Jogos Internos do IFTO será realizada entre os dias 24 e 28 de junho

  • 07/Jun/2019 15h42
    Atualizado em: 07/Jun/2019 às 15h44).
9ª edição dos Jogos Internos do IFTO será realizada entre os dias 24 e 28 de junho Foto: Logo Divulgação

A 9ª edição dos Jogos Internos do Instituto Federal do Tocantins (Jifto) será realizada entre os dias 24 e 28 de junho, em Palmas. São esperados mais de 600 estudantes atletas, que competirão em 10 modalidades distintas. A abertura do evento está marcada para o dia 24, a partir das 19h.

As provas de atletismo acontecerão nos dias 24 e 25 na pista de atletismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Para os estudantes de outras unidades, será ofertado um city tour diário, para que eles tenham a oportunidade de conhecer Palmas (TO). Os estudantes dos cursos de Eventos e Turismo, da unidade anfitriã, Palmas, serão voluntários nessa ação. Além deles, os estudantes do curso de Educação Física irão auxiliar nas competições.

O coordenador de Esportes do IFTO, Gilvanio Alves, destaca a importância desse evento para o êxito estudantil, "esporte é a mais conhecida e a mais admirada das manifestações culturais expressas pelo movimento humano e deve ser utilizado sempre com ferramenta de permanência do estudante na instituição. Acreditamos que o esporte deva estar presente no cotidiano da unidade, pois este fenômeno está culturalmente enraizado na sociedade e auxilia diretamente na relação estudante-escola, melhorando a convivência e fazendo com que o mesmo respeite mais os colegas, a instituição e sirva de incentivo para o seu êxito".

Jogos dos Institutos Federais (JIF)

Em comemoração aos 110 anos da criação das Escolas Técnicas Federais e 10 anos da criação dos Institutos Federais, em 2019, não será realizada a Etapa Regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF). Sendo assim, todos os 41 institutos federais participarão da etapa nacional, que e será realizada entre os dias 29 de setembro e 12 de outubro, na cidade de Guarapari, no Espírito Santo (ES), com a previsão de mais de 4 mil participantes, entre estudantes e servidores. A delegação do IFTO contará com 90 estudantes e 10 servidores, com participação em todas as modalidades, exceto futebol de campo.