Tocantins aumenta em 392% número de emprego com carteira assinada nos 4 primeiros meses do ano

  • 27/Mai/2019 10h08
    Atualizado em: 27/Mai/2019 às 10h13).
Tocantins aumenta em 392% número de emprego com carteira assinada nos 4 primeiros meses do ano Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins



Diferente de muitos estados brasileiros, que registram aumento na taxa de desempregados, o Tocantins se sobressai, registrando aumentos sucessivos no número de empregos, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que apontam que as sete maiores cidades do Tocantins registraram nos quatro primeiros meses deste ano um saldo positivo de 392% na criação de novos postos de trabalho com carteira assinada, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 694 novas vagas em 2019, contra 141 do ano passado.

Para o levantamento desses números, o Caged levou em conta as contratações e os desligamentos de trabalhadores com carteira assinada em cidades que possuem população acima de 30 mil habitantes, sendo elas Araguaína, Araguatins, Colinas, Gurupi, Palmas, Paraíso, e Porto Nacional.

Em abril, a geração de empregos na economia tocantinense foi impulsionada pelo setor de Serviços, com a abertura de 300 novos postos, Comércio (54) e Agropecuária (52).

Levando em conta apenas o desempenho das sete maiores cidades, o saldo também foi positivo de 508 novas vagas de emprego com carteira assinada em abril deste ano. No período, houve 4.203 contratações e 3.695 desligamentos.

Ações de Governo

De acordo com o gerente do Observatório do Trabalho, Willany Bezerra Lira, o Governo vem desenvolvendo ações para fomentar esse crescimento oportunizando capacitação para os trabalhadores e auxílio para as empresas que utilizam do Sistema Nacional de Empregos (Sine).

“Buscamos sempre manter contato com os comerciantes para saber as suas necessidades de mão de obra e o perfil exigido. Dessa forma, temos como direcionar as nossas capacitações oferecidas ao público para que as vagas ora manifestadas, possam ser preenchidas”, destacou.

As vagas oferecidas pelo Sine são de diversas áreas de conhecimento e podem ser consultadas pela internet por meio do aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play ou no site www.setas.to.gov.br/vagas-de-emprego.

Para se candidatar às vagas disponíveis, o interessado deve procurar uma das unidades de atendimento e deve está em posse da carteira de identidade, CPF e Carteira de Trabalho com o número do Programa de Integração Social (PIS).

O Governo do Estado também vem buscando atrair novas empresas e indústrias para o estado. Além disso, a Gestão colocou em prática uma série de ações que visam reduzir os custos da máquina pública para ajustar as finanças do Estado.

Dentre elas estão a reforma administrativa, as medidas de redução de custeio da máquina pública, a revisão de benefícios fiscais para empresas que não investem no estado e também a Medida Provisória (MP) que reduz o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o combustível de avião comercial, fomentando o setor aéreo do estado.

Além disso, também há outros incentivos fiscais concedidos a empresas e indústrias que queiram se instalar no Tocantins. O Governo acredita que as medidas vão aumentar a confiança dos investidores para que possam trazer suas indústrias e empresas para o Tocantins, aumentando assim a geração de emprego e renda, além de fazer com que a economia do Estado deixe de girar em torno apenas de alguns setores, como o serviço público.

Nesta semana, o governador Mauro Carlesse, esteve em São Paulo, onde se reuniu com empresários de diversos setores e articulou a vinda de novos investimentos para o estado.