Teve início nesta quinta-feira, 16, a 2ª Semana de Enfermagem do HGP

  • 16/Mai/2019 11h35
    Atualizado em: 16/Mai/2019 às 11h37).
Teve início nesta quinta-feira, 16, a 2ª Semana de Enfermagem do HGP Foto:

O Hospital Geral de Palmas (HGP) preparou uma programação especial para celebrar a Semana da Enfermagem, que este ano terá como tema "Boas práticas e cuidados de enfermagem", que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio. A abertura aconteceu nesta manhã no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Já os minicursos serão na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (Etsus).

A Semana de Enfermagem contará com enfermeiros, técnicos e acadêmicos de enfermagem do HGP. Estão sendo esperados para o evento cerca de 200 profissionais. As inscrições estão esgotadas.

Para a membro da comissão organizadora, enfermeira Karlla Luz, o objetivo desse evento é fortalecer o conhecimento dos enfermeiros, técnicos em enfermagem e estudantes sobre as diversas áreas de atuação da enfermagem. "Será um momento oportuno para a equipe de enfermagem atualizar, integrar e buscar novos conhecimentos com o intuito de oferecer uma assistência de qualidade ao paciente livre de danos. O profissional poderá escolher qual minicurso se adequa ao seu perfil de atuação", explicou.

Palestras e minicursos

Durante os dois dias de evento, os profissionais contarão com uma programação diversificada focada nas principais áreas que a enfermagem atua. Pela manhã as palestras e no período da tarde, os minicursos. As palestras trarão temas como: "evidências científicas do cuidado com a pele"; recomendações para o manejo da carga bacteriana; limpeza, desbridamento e controle de infecção entre outros.

Os minicursos abordarão assuntos como: simulação realística e assistência de enfermagem; "se a morte encefálica ocorrer como a enfermagem participa?"; “atualização em administração de medicamentos" e outros assuntos.

A enfermagem é responsável pelo cuidado e bem estar do paciente. Durante 24 horas do dia, é necessário este tipo de assistência.

Sobre a data

No Brasil foi instituída por meio do Decreto 48.202, em 12 se maio 1960, celebrada anualmente 12 a 20 de maio. Tais datas ocorrem em 1820 a 1880 o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri.