IFTO ampliará participação com diversas atividades

  • 01/Mai/2019 16h59
    Atualizado em: 01/Mai/2019 às 17h03).
IFTO ampliará participação com diversas atividades Foto: Arquivo IFTO

A participação do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) será ampliada em 2019. Nesta edição, serão disponibilizados espaços para apresentação de atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de pecuária, agricultura, agroindústria e inovação tecnológica.

"A expansão da presença do IFTO neste ano na Agrotins mostra a importância que a instituição tem no setor do Agronegócio. No entanto, podemos destacar que serão demonstradas também atividades de inovação tecnológica em diversas áreas. Pretendemos ainda nos consolidar com participação de forma efetiva durante o evento", destaca o diretor de Relações Institucionais, Dêmis Menezes.

Entre as atividades previstas como inovação, destacam-se: o Simepap - sistema para monitoramento energético e automação de equipamentos residenciais; o Sicdev - sensor de identificação dos estágios de coloração de frutas para deficientes visuais; o sistema de automação de cultivos hidropônicos, com o uso de tecnologias de internet das coisas; e o SandBox, projeto educativo de realidade virtual e aumentada, que possibilita ao público compreender como as decisões humanas impactam a paisagem, em especial a gestão de águas.

O evento também contará com as seguintes palestras: Diagnósticodos artigos científicos com resultados de pesquisa no Tocantins; Estudo da divergência genética da cultura do milho no Estado do Tocantins; Cerrado Tocantinense: Uso e ocupação antes e após a criação do Tocantins; Simulador do potencial hídrico erosivo em diferentes coberturas do solo: a degradação ambiental por erosão hídrica de solos.

No que se refere às atividades zootécnicas, destacam-se a piscicultura ornamental com a utilização do peixe Guppy e a exposição de caprinos leiteiros e ovinos de corte. Na oportunidade, a Agro Júnior, empresa júnior do curso de Agronegócio, apresentará aos produtores rurais seu portfólio de serviços, que contempla todo o rol de atividades que seus membros estarão aptos a executar.

Agrotins

Considerada a maior feira do setor na Região Norte, a Agrotins desse ano acontecerá entre os dias 7 e 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.