Projeto leva música e alegria a pacientes internados no HGP

  • 01/Mai/2019 15h44
    Atualizado em: 01/Mai/2019 às 15h47).
Projeto leva música e alegria a pacientes  internados no HGP Foto: André Araújo

Para levar alegria, mensagens de fé e esperança em formato de melodias a pacientes internados, acompanhantes e servidores, o Hospital Geral de Palmas (HGP), por meio do setor de Humanização, criou o Projeto de Musicoterapia. Tal iniciativa conta com a parceria com o coral Canto Nobre, o Coro Staccato da Escola Livre de Música de Palmas e o Cantor Demerval Souza.

Tal projeto realiza apresentações nos setores como Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pronto socorro, alas de internação, entre outros. No dia 26 de abril, o coral Canto Nobre esteve na recepção da Hemodinâmica, Pronto socorro e alas de internação da nefrologia entre outras.

"Nós estamos aqui com uma missão que é trazer conforto, paz e alegria aos pacientes, acompanhantes e servidores por meio das nossas canções da Música Popular Brasileira. Cada apresentação do HGP é um aprendizado para nós integrantes do coral", destacou o regente do Coral Canto Nobre, da Defensoria Pública do Estado, Anderson Menezes.

De acordo com a servidora do Setor de Humanização, Lisy Mota o projeto é uma oportunidade de trazer a música como uma maneira de distração aos pacientes. "A música tem um papel muito importante, pois leva alegria e distração aos pacientes internados", ressaltou.

Acompanhante do pai que se encontra internado, Ronei Bezerra Batista disse que achou interessante a apresentação no ambiente. "Foi muito bom, traz animação para nós que estamos dentro do hospital". Já o paciente Jhon Santos foi surpreendido pela apresentação do coral. "Gostei, muito legal, é algo diferente para nós pacientes", finalizou.

Como ser tornar voluntário?

Caso tenha interesse em contribuir como voluntário neste projeto, entre em contato com o setor de Humanização pelo fone (63) 3218 -7898.

Sobre musicoterapia

É um conjunto de técnicas baseadas na música e empregadas no tratamento de problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos.A musicoterapia se utiliza da música para melhorar sintomas físicos e trazer qualidade de vida para os seus pacientes.