Exposição Siqueira Campos comemora recorde de visitação com palestra de Darci Coelho

  • 24/Abr/2019 10h18
    Atualizado em: 24/Abr/2019 às 10h35).
Exposição Siqueira Campos comemora recorde de visitação com palestra de Darci Coelho Foto: Divulgação

Aberta ao público há um mês, a Exposição Siqueira Campos – Um Estadista do Setentrião Goiano ao Tocantins, que retrata fatos históricos da luta pela criação do Estado, registrou o recorde de 2 mil pessoas em visita à mostra no Memorial Coluna Prestes, em Palmas.

A marca mereceu evento especial. “Com esse número expressivo, decidimos comemorar com uma palestra do presidente do Comitê Pró-Criação do Tocantins, Darci Coelho, o primeiro vice-governador do Tocantins”, destacou o idealizador da Exposição, José Wagner Praxedes.

Diante do auditório repleto de jovens universitários do curso de Direito do CEULP/ULBRA, Darci Coelho ressaltou a satisfação em compartilhar detalhes do movimento emancipacionista com os mais novos. “É sempre bom contar a nossa história para as novas gerações“.

Darci Coelho dividiu com o público os entraves e as conquistas do Comitê Pró-Criação do Tocantins, que conseguiu mobilizar a sociedade e reunir mais de 80 mil assinaturas a favor da efetivação do novo estado.

Na plateia, estudantes tocantinenses e também de outros estados, a exemplo do carioca Márcio Marques. “Ouvir a fala de alguém que participou diretamente da fundação do Estado e ainda vive aqui acompanhando o seu desenvolvimento nos motiva a continuar nesse belíssimo Tocantins”, pontuou.

Para o universitário Paulo Mateus Martins de Andrade, a palestra “Foi tão boa, que deu para perceber o real sentimento e envolvimento desse personagem tão importante da história tocantinense”.

Os bastidores da luta separatista prenderam a atenção da aluna Fernanda Lima. “Achei incrível o palestrante contar para a gente o argumento do presidente José Sarney ao vetar a criação do Estado em 1985”.

A professora da turma Dagmar Gemelli avaliou a iniciativa sob a perspectiva da memória dos estudantes. “A oportunidade de participar desse evento com um ator imprescindível da história será uma experiência inesquecível para os estudantes e fonte de aprendizagem sobre o Estado”.

Após a palestra, os estudantes percorreram as instalações da mostra que segue aberta à visitação até 19 de junho.

Perfil palestrante

O juiz federal aposentado, Darci Coelho, foi o primeiro vice-governador do estado e deputado federal por quatro mandatos e já esteve à frente de diversas secretarias estaduais, como Administração, Justiça e Segurança Pública. Também fez carreira acadêmica, como professor da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é membro da Academia Tocantinense de letras.