Siqueira visita exposição e relembra fatos que marcaram a luta pela criação do Tocantins

  • 22/Abr/2019 10h47
    Atualizado em: 22/Abr/2019 às 10h52).
Siqueira visita exposição e relembra fatos que marcaram a luta pela criação do Tocantins Foto: Divulgação

O ex-governador Siqueira Campos visitou a Exposição que o homenageia com o título Do Cententrião Goiano ao Tocantins. Acompanhado da esposa, Marilúcia, Siqueira, que está com 92 anos de idade, observou cada um dos painéis , relembrando a história e destacando nomes, datas e lugares, numa demonstração de memória admirável. A exposição, aberta ao público e entrada gratuita, acontece no Memorial Coluna Prestes, em Palmas, até o dia 19 de junho.

Ao passar pelo painel que mostra a imagem do plenário da Câmara Federal, numa sessão da Assembléia Nacional Constituinte em que é aprovada a Constituição de 1988 e Siqueira, de braços erguidos brada “nós conseguimos , senhor presidente, nós conseguimos!”, se referindo ao presidente do Congresso na época, Ulisses Guimarães, Siqueira repetiu o gesto cheio de vigor e emoção.

“Aqui eu estou sendo sacudido pelas melhores lembranças com uma saudade imensa de tudo que aconteceu, de tudo que eu participei. E quando meus olhos batem nessa cidade, nessa realização, no meu sentimento de ter construído Palmas, construído o Tocantins com o seu nobre povo”, declarou Siqueira Campos ao final da visita.

Palestra

Na noite desta segunda-feira, 22, acontece no auditório do Memorial da Coluna Prestes uma palestra que será proferida pelo jurista , ex-deputado federal, membro da Academia Tocantinense de Letras e primeiro vice- governador do Tocantins, Darci Martins Coelho. Ele fará uma explanação sobre a luta história pela libertação e divisão do norte goiano.

Darci Coelho criou, em 1987, o Comitê Pró-Criação do Estado do Tocantins que colheu mais 80 mil assinaturas em defesa da emenda popular encaminhada à Assembléia Nacional Constituinte propondo a criação do novo Estado. (Adriana Borges)