Lançada a 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

  • 11/Abr/2019 17h57
    Atualizado em: 11/Abr/2019 às 17h59).
Lançada a 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Foto: Elias Oliveira/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), lançaram oficialmente na manhã desta quinta-feira, 11, no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) Escrevendo o Futuro, cuja proposta é que os participantesusem a criatividade para expressarem os sentimentos sobre o lugar onde se vive.

Conforme a coordenadora estadual da Olimpíada, Roseli Bitzcof de Moura, o objetivo principal é apresentar o formato do certame, aos secretários municipais de educação, para promover e fomentar a adesão dos municípios à Olimpíada. Dos 139 municípios tocantinenses, 117 já se inscreveram. “Poucos municípios ainda não se inscreveram e podem fazer isso até o dia 30 de abril. A adesão é importante, pois quando o professor se inscreve, ele tem a oportunidade de trabalhar diversos gêneros textuais, com apoio de materiais disponibilizados no site da Olimpíada e ainda concorre com os estudantes à premiação”, frisou.

A temática da Olimpíada, O lugar onde vivo, incentiva o estudante à compreensão das temáticas locais e de si mesmo, como aponta o secretário executivo da Seduc, professor Robson Vila Nova Lopes. “Além de incentivar a prática da leitura, escrita e desenvolvimento dessas habilidades, o certame ainda é um instrumento que auxilia na formação de estudantes com olhar crítico sobre sua realidade e região, fomenta o resgate às memórias e assim contribui para a formação cidadã”, apontou.

A secretária municipal de Educação de Aurora do Tocantins, Cleivane Ribeiro, que já fez a adesão, lembrou que é importante estar atento ao prazo de inscrição. “Não podemos perder a oportunidade de incentivar nossos estudantes a participarem, é nossa responsabilidade divulgar e contribuir para que eles participem”, ponderou.

Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que integra as ações desenvolvidas pelo programa Escrevendo o Futuro. É um concurso de produção de textos destinado a estudantes de escolas públicas de todo o país.

Podem participar professores da rede pública e estudantes do 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio.

Os gêneros textuais abordados são poema, para o 5º ano; memórias literárias para 6º e 7º anos; e crônica para 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para o ensino médio, a novidade é a inserção do gênero textual documentário para a 1ª e 2ª séries e artigo de opinião para a 3ª.

As premiações para semifinalistas, finalistas e vencedores trazem grandes surpresas - entre elas, uma imersão pedagógica internacional para os professores vencedores, e uma viagem cultural em território brasileiro para seus alunos. Mais detalhes sobre as inscrições, que podem ser feitas até o dia 30 de abril, estão no site www.escrevendoofuturo.org.br. No site, também estão o regulamento, o calendário e as premiações do certame. (Com informações da Seduc)