Kátia Abreu garante apoio a produtores de peixe no lago de Palmas

  • 02/Abr/2019 09h52
    Atualizado em: 02/Abr/2019 às 10h07).
Kátia Abreu garante apoio a produtores de peixe no lago de Palmas Foto:

Em visita à Associação de Produtores BomPeixe, no lago de Palmas, a senadora Kátia Abreu (PDT-TO) ficou preocupada com as condições precárias de alojamento e de trabalho dos produtores.

Há quatro anos, quando foi realizada a licitação para a produção de peixe em tanques rede no lago, 189 produtores apresentaram propostas de interesse mas apenas 30 começaram a produção que deveria alcançar 48 toneladas por ano. Mas, de acordo com a presidente da associação, Marinalva Moura, apenas 16 estão na ativa e cada um produz 500 quilos de peixe em 12 meses. 

Com a visita da senadora Kátia, eles falaram das suas necessidades para manter e alcançar as metas de produção. A falta de espaço em terra é uma das principais dificuldades, pois eles não têm instalações como abatedouro, fábrica de ração e alojamento.

Esses produtores se alojam em barracos feitos de madeira, papelão e lona para permanecerem no local de trabalho, já que precisam se dedicar em tempo integral junto aos tanques.

Em sua visita e conversa com os produtores, Kátia já garantiu assessoria jurídica, assistência técnica e buscará recursos em Brasília para que a associação tenha o abatedouro, a fábrica de ração e outra de produção de gelo. 

Essas famílias vivem desse trabalho, mas não possuem credito para custeio e para investirem em mais tanques para aumentarem sua produção e consequentemente sua renda.

“Demoramos tempo demais para licenciar o lago e agora os produtores estão totalmente sem assistência", desabafa Kátia Abreu.