Batalhão da PM promove palestra sobre, “Disciplina no Ambiente Escolar”, na escola estadual Osvaldo Franco

  • 29/Mar/2019 20h40
    Atualizado em: 29/Mar/2019 às 20h42).
Batalhão da PM promove palestra sobre, “Disciplina no Ambiente Escolar”, na escola estadual Osvaldo Franco Foto:

O subcomandante do 9º Batalhão da PM em Araguatins, capitão Sandro de Lima Silva, esteve na escola estadual Osvaldo Franco em Araguatins, realizando dois dias de palestras sobre o tema: “Disciplina no Ambiente Escolar”. A temática foi trabalhada nos períodos da tarde e a noite dessa última quarta-feira, 27, e na manhã desta quinta, 28.



Na tarde de quarta-feira, o alvo foi os alunos do 6º ao 9º ano, e à noite, para o corpo de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na manhã desta quinta, 28, o público foi composto de crianças. Ao todo foram cerca de 700 alunos.



A participação da PM na escola é parte integrante do projeto social “Cidadão do Futuro: Resgatando o Civismo”, desenvolvido pelo 9º BPM. Com base ao tema, capitão Sandro destacou sobre o conceito de disciplina, enfatizando o conjunto de regras e normas que são estabelecidas por grupos, dentre outros.



O subcomandante pontuou sobre causas, consequências e outros fatores que afetam o emocional do aluno, gerando como consequência, a queda de rendimento escolar e desgaste na relação do professor com os alunos.



Capitão Sandro fez questão de destacar algumas medidas que podem contribuir como leque da solução, dentre elas, o engajamento da família; atividades que estimulem o senso de cooperação e igualdade; sentimento de justiça; convívio harmonioso, e regras de convivência em sala de aula.



No encerramento das palestras, o oficial fez questão de frisar, que a maneira de vencer todos os desafios é o envolvimento da família na vida dos filhos. “A participação dos pais na educação dos filhos, é semelhante a Segurança Pública; dever do Estado com a participação da sociedade”, disse ele.



Projeto Cidadão do Futuro: Resgatando o Civismo



A visita da Polícia Militar no ambiente escolar, realizada em toda a região onde o 9º BPM atua, acontece há tempos. A metodologia é parte integrante do projeto social do Batalhão, “Cidadão do Futuro: Resgatando o Civismo”.



O projeto Cidadão é parte das ações que vem sendo desenvolvidas na gestão do comandante, major Weslley Costa, possui três eixos: o policial nas escolas, o aluno no quartel e palestras sobre diversos temas nas unidades escolares.