Roda de Conversa Poética com Zacarias Martins movimenta a educação municipal de Tocantínia

  • 26/Mar/2019 12h20
    Atualizado em: 26/Mar/2019 às 12h22).
Roda de Conversa Poética com Zacarias Martins movimenta a educação municipal de Tocantínia Foto:

Numa iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia, a Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, recebeu, na manhã desta terça-feira (26)), o poeta, cronista e jornalista Zacarias Martins, que comandou uma movimentada Roda de Conversa Poética.

Integrante dos quadros da Academia Tocantinense de Letras, da Academia Gurupiense de Letras e da Academia Brasileira de Jornalismo, Zacarias Martins possui publicados seis livros de poesias e um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), que foi indicado por duas vezes para o exame vestibular da Universidade de Gurupi. Também tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo país afora.

A gestora da escola, professora Simone de Jesus Silva, disse que a palestra de Zacarias Martins foi muito gratificante e serviu para ampliar ainda mais o conhecimento dos alunos que, de uma forma descontraída, puderam ter um contato de perto com um dos principais escritores do Tocantins. Ao agradecer pela acolhida na escola, Zacarias Martins fez a doação de livros para reforçar o acervo da biblioteca escolar.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, André Goveia, a Roda de Conversa Poética com Zacarias Martins, está inserida numa gama de atividades colocadas em prática pelo Projeto Leitura Viva, que tem por objetivo desenvolver a leitura, a criatividade e o gosto pelas histórias, além da ampliação do vocabulário na produção textual dos alunos da Rede Municipal de Educação.

O secretário destacou ainda que por determinação do prefeito Manoel Silvino, toda a equipe da Secretaria de Educação está empenhada em melhorar cada vez mais o ensino-aprendizagem oferecido à população de Tocantínia.

“Buscamos a manutenção constante de um ensino público de qualidade. Por isso, no decorrer do ano, vários projetos são desenvolvidos em nossas escolas”, afirmou o secretário, ressaltando que dentre esses projetos, aflora com destaque o Leitura Viva, cujos resultados são altamente positivos para o ensino municipal.

Sobre a Roda de Conversa Poética, o secretário André Goveia destacou o trabalho desenvolvido por Zacarias Martins nas escolas.

“O poeta desenvolve um belo trabalho de incentivo à leitura e a produção textual junto aos alunos, e está percorrendo todo o Estado do Tocantins comesse projeto. Ficamos felizes em podermos contar com a presença do poeta Zacarias Martins em nossa cidade”, finalizou o secretário de Educação.