Sessão Solene em homenagem às mulheres é marcada por protestos de servidores do município

  • 14/Mar/2019 17h20
    Atualizado em: 14/Mar/2019 às 17h23).
Sessão Solene em homenagem às mulheres é marcada por protestos de servidores do município Foto:

Na manhã desta quinta feira, 14, a Câmara Municipal de Palmas realizou sessão solene, em homenagem ao dia internacional da mulher, tradicionalmente comemorado no dia 08 de março. A cerimônia teve início com uma confraternização acompanhada de café da manhã, regado a boa música.

Servidores da prefeitura de Palmas, aglomerados no hall de entrada, portando faixas e entoando frases de protestos, cobravam da prefeita Cinthia Ribeiro, presente na solenidade, direitos adquiridos, cujos pagamentos estão em atraso desde 2016, segundo o Sindicato dos Servidores Públicos de Palmas (Sisemp).

Da tribuna, o vereador Rogério Freitas, em tom enérgico, condenou a manifestação dos servidores. “Nunca o Sisemp veio a esta Câmara para não ser atendido na sala de reuniões. Não é hora, nem lugar para protestos. Convidamos pessoas de toda a cidade para vir aqui em uma sessão solene. Eu não vou ousar chamar a chefe do Executivo para vir aqui ser homenageada para virar bagunça. Aos berros e aos gritos não movimento nem um passo”, disse Rogério Freitas.

Em seu discurso, Cinthia Ribeiro, parabenizou o presidente Marilon Barbosa e demais vereadores pela homenagem, ressaltando sua alegria em poder olhar para cada mulher ali presente e reconhecer o serviço que elas realizam na capital e no Estado. Além disso, a gestora enfatizou a importância das mulheres se unirem, com o objetivo de serem implantadas políticas públicas que atendam, de fato, as necessidades do gênero. “Faço um apelo: que as políticas públicas voltadas aos direitos das mulheres sejam colocadas na prática, da mesma forma que é pregado no discurso. E que nós, mulheres, possamos ser um grau de edificação na vida das outras e, principalmente, que possamos incentivar outras mulheres a ocupar um espaço de poder”, convocou a gestora.

Única representante do gênero feminino no parlamento, a vereadora e líder da prefeita na Câmara, Laudecy Coimbra (SD), relembrou a Emenda de sua autoria, devidamente aprovada, que inclui na lei Orgânica do Municipio, a Política de Direitos das mulheres, ressaltando que são essas ações que desconstroem os mitos e estereótipos de gênero, que modificam os padrões sexistas, perpetuadores das desigualdades de poder entre homens e mulheres e da violência contra as mulheres. “Temos muito que conquistar. Porém, parabenizo as mulheres que cumprem o seu papel e não admitem inferioridade perante a sociedade”, destacou a parlamentar.

Por fim, o presidente da Casa, vereador Marilon Barbosa (PSB), agradeceu a presença de todas e todos e disse sentir-se honrado em participar da solenidade, destacando que “o maior presente que as mulheres podem receber no dia de hoje e em todos os outros do ano, é o respeito. A mulher é um ser especial aos olhos de Deus, são nossas companheiras, a quem devemos respeitar”, concluiu.

A sessão foi marcada pela entrega da Comenda Maria Rosa Castro Sales a personalidades femininas indicadas pelos vereadores e, após o recebimento das homenagens, a tribuna foi disponibilizada para pronunciamentos das mulheres que receberam as condecorações.