Forças de Segurança capacitam comunidade e criam Conselho Comunitário de Segurança em Carmolândia

  • 22/Fev/2019 14h54
    Atualizado em: 22/Fev/2019 às 14h56).
Forças de Segurança capacitam comunidade e criam Conselho Comunitário de Segurança em Carmolândia Foto: Divulgação

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, equipe do Núcleo Estadual de Polícia Comunitária da SSP/TO, em parceria com o 2º Batalhão da PMTO realizaram a 53ª Edição do Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS), na cidade de Carmolândia, no norte do Estado. Na oportunidade foi implantado o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) da cidade.

O CACS tem como objetivo capacitar a comunidade local para atuar voluntariamente em parceria com as polícias no desenvolvimento de ações de prevenção à criminalidade e promoção do bem-estar social, sobretudo por meio da atuação dos CONSEGs e Redes Comunitárias de Segurança.

Fizeram parte da equipe de palestrantes policiais civis e militares, sendo ministradas disciplinas relacionadas à Segurança Pública, funções constitucionais das Polícias, comportamento do cidadão quando abordado pela polícia, prevenção ao uso de drogas, reconhecimento de situações de risco, mobilização social, CONSEGs e prevenção criminal.

Ao final do Curso, aproximadamente 80 participantes receberam um certificado de 12 horas/aula, e estão aptos a colaborar com a segurança preventiva em suas respectivas comunidades.

Na ocasião, foi realizada a implantação da Diretoria Provisória do CONSEG Carmolândia, cuja presidência ficou a cargo do senhor José Silvânio, que também atua como Guarda Civil no município. O conselho é uma ferramenta de participação social em segurança pública, que atua como entidade sem fins lucrativos, de adesão voluntária e que se reúne para discutir estratégias para o enfrentamento dos problemas de segurança pública da comunidade, além de poder desenvolver projetos educativos, sociais, culturais, esportivos e ambientais, com foco na prevenção à criminalidade e violência.

Para o presidente do CONSEG, o curso proporcionou uma visão muito positiva das polícias, destacando a importante função da comunidade na segurança preventiva nos municípios. "A capacitação estimulou a participação de cada cidadão na segurança e esclareceu o papel de cada um na prevenção de crimes, quebrando também a resistência que a população tem em relação às polícias, demonstrando que as forças policiais atuam para proteger e ajudar a comunidade de bem, e queremos manter essa construção por meio do CONSEG”, pontuou.

Mais informações e a agenda das capacitações podem ser consultadas no Núcleo Estadual de Polícia Comunitária pelo telefone: 063-3218 1836 ou por e-mail: policiacomunitaria@ssp.to.gov.br.