Kátia Abreu propõe audiência no Senado para discutir corte na subvenção da agropecuária

  • 21/Fev/2019 22h14
    Atualizado em: 21/Fev/2019 às 22h20).
Kátia Abreu propõe audiência no Senado para discutir corte na subvenção da agropecuária Foto:

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) apresentou requerimento nesta terça-feira (19) de audiência pública para discutir os efeitos de possível redução dos subsídios para a agropecuária. Segundo matérias veiculadas na imprensa, os cortes por parte do superministério da Fazenda podem chegar a R$ 10 bilhões de reais.

No requerimento apresentado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Kátia Abreu argumenta que tanto crédito rural quanto a subvenção agrícolas são recursos que tornam os juros da agricultura mais baixos para que o Brasil possa concorrer com os outros países. Em 2017, o país subvencionou apenas 4% do valor bruto da produção agropecuária, enquanto Estados Unidos e União Europeia subvencionaram o equivalente de 26% e 24% da produção. No Brasil, a agropecuária representa mais de 20% do PIB e é responsável por 32% dos empregos.

“O corte pela metade desses subsídios, como tem sido anunciado pelo ministro Paulo Guedes, seria um desastre para todos os produtores: pequenos, médios ou grandes. Os produtores brasileiros já sofrem com impostos altos e falta de estrutura para escoar a safra”, defende Kátia.

Serão convidados para a audiência pública a ministra da Agricultura Tereza Cristina, o secretário do Tesouro Nacional Mansueto Almeida, o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil Ivandré Montiel da Silva, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) João Carlos Marchezan, o ex-ministro do Mapa e coordenador do Centro de Agronegócios da FGV-EESP Roberto Rodrigues, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) André Nassar e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) Bartolomeu Braz Pereira.

Assista ao vídeo: