Em Operação “Volta às aulas” PM realiza cerca de 250 visitas nas escolas do estado

  • 12/Fev/2019 18h38
    Atualizado em: 12/Fev/2019 às 18h40).
Em Operação “Volta às aulas” PM realiza cerca de 250 visitas nas escolas do estado Foto:

A Polícia Militar do Tocantins realizou na semana de 04 a 08 de fevereiro, a Operação denominada “Volta às aulas”. A ação teve como proposta realizar o policiamento ostensivo e preventivo durante toda primeira semana de aula, empregando o efetivo tanto administrativo como operacional das unidades para garantir a segurança dos alunos e da comunidade nas proximidades das escolas de todo estado. O impacto inicial é fator preponderante para que se obtenha sucesso durante o ano letivo, no que tange á segurança escolar.

O policiamento foi intensificado em frente às escolas públicas, particulares e conveniadas, durante os horários de entrada e saída dos alunos com a finalidade de preservar a ordem pública e proporcionar segurança à comunidade estudantil, além de propagar a paz social nestes locais sedes e suas adjacentes.

Foram realizados 233 registros de visitas cidadãs às unidades escolares do estado. Uma média de quase 40 registros realizados. As visitas cidadãs consistem no ato do policial deslocar-se às escolas, a fim de colher informações, captar necessidades e repassar as orientações necessárias ao incremento da segurança, além de se integrar de maneira proativa na vida social da comunidade, instigando a sociedade na busca de seus anseios.

A equipe comandada pelo 2º sargento Ivacy Rodrigues de Araújo da cidade de Novo Jardim, pertencente à 2º CIPM de Dianópolis, visitou durante a operação a Creche Santo Antônio, que atende cerca de 300 crianças naquele município. Para o militar, "a segurança nas escolas feita pela polícia é uma troca de gratidão a curto prazo. Os protegidos de hoje (crianças e adolescentes) serão nossos protetores de amanhã, pois se formarão profissionais em diversas áreas e suas ideias serão a esperança de um mundo melhor." Enfatizou o sargento.

Segundo comandante geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa, a operação movimentou as unidades em todo estado e pôde ser sentida pela comunidade escolar, onde muitos fizeram questão de registrar a sua foto com um policial que sempre estava receptivo com cada aluno, professor e comunidade.

Para a secretária de educação Adriana Aguiar, a presença dos policiais militares nas escolas é de suma importância, pois se sentindo mais seguros, os estudantes frequentarão as aulas com mais tranquilidade para as atividades do dia a dia. “Neste período, mais de 150 mil estudantes voltaram às aulas na rede estadual, e são fundamentais as medidas de segurança que objetivem o bem estar dos nossos alunos e seus responsáveis. Assim esse trabalho da Polícia Militar, além de proporcionar um ambiente de paz, ainda proporciona a afinidade entre Polícia e escola. E vale ressaltar que os policiais militares apresentaram uma postura ideal no ambiente escolar que foi motivo de elogios em várias localidades”. Pontuou a secretária.