Eduardo Gomes é eleito 2º secretário da Mesa do Senado Federal

  • 06/Fev/2019 17h27
    Atualizado em: 06/Fev/2019 às 18h29).
Eduardo Gomes é eleito 2º secretário da Mesa do Senado Federal Foto: Reprodução Internet

O Senado Federal completou nesta quarta-feira, 06, a sua Mesa, com a eleição dos demais cargos que ainda estavam pendentes após a eleição do presidente da Casa Davi Alcolumbre. Num fato inédito na história recente da Casa, 11 partidos ocuparão os 11 cargos, sem que nenhuma legenda ocupe mais de um posto de direção. O senador Eduardo Gomes (MDB-TO) foi eleito segundo secretário para o biênio 2019/2020. Seu nome foi indicado por unanimidade pela bancada de seu partido. Eduardo fez parte de uma chapa de consenso, que foi eleita com 72 de 77 votos (dois não e três abstenções).

A chapa de consenso foi considerada por vários senadores como fato importante para a pacificação da Casa, após uma eleição tumultuada para a presidência, realizada no final de semana. Gomes é o primeiro tocantinense a fazer parte da Mesa Diretora da Câmara Alta do país logo no início do primeiro mandato. Este é um fato histórico para a política tocantinense.

Após a eleição nesta quarta-feira, 6, para segundo secretário da Mesa Diretora do Senado, Eduardo Gomes (MDB-TO) disse que tem uma grande identificação com o Congresso Nacional, “onde o Tocantins foi criado”. Gomes ocupa pela terceira vez um cargo na mesa diretora do Congresso Nacional (primeiro e terceiro secretário da Câmara dos Deputados e, agora, segundo secretário do Senado Federal).

“Tenho compromisso com o Tocantins e com o Brasil. Ocupar um cargo direção no Poder Legislativo nos dá a condição de contribuir com mais efetividade na busca de soluções para os graves problemas nacionais”, afirmado o senador. “Neste momento, penso que o cidadão ou cidadã tocantinense, ao passar pelos corredores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e ver que um correligionário seu conseguiu ocupar cargos de relevância nas duas Casas, deve acreditar que qualquer de nós pode conseguir também, com trabalho sério e comprometimento com as causas maiores da sociedade, alcançar seus objetivos”, argumentou.

Mesa Diretora do Senado 2019/2020

Presidente - David Alcolumbre (DEM-AP)

1a Vice presidência - Antônio Anastasia (PSDB-MG)

2a Vice-presidência - Lasier Martins (PODEMOS-RS)

1a Secretaria - Sérgio Petecão (PSD-AC)

2a Secretaria - Eduardo Gomes (MDB-TO)

3a Secretaria - Flávio Bolsonaro (PSL-RJ)

4a Secretaria - Luiz Carlos Heinze (PP-RS)

Suplentes

Primeiro Suplente - Marcos do Val (PPS-ES)

Segundo Suplente - Weverton (PDT-MA)

Terceiro Suplente - Jacques Wagner (PT-BA)

Quarto Suplente - Leila Barros - Leila do Vôlei (PSB-DF)