Pesquisa mostra que confiança do empresário cresce 15,4% na comparação anual

  • 28/Jan/2019 09h56
    Atualizado em: 28/Jan/2019 às 10h28).
Pesquisa mostra que confiança do empresário cresce 15,4% na comparação anual Foto:

O mês de janeiro costuma ser de otimismo para os empresários, e o deste ano se destacou: o principal indicador da pesquisa ICEC - Índice de Confiança do Empresário do Comércio apresentou um crescimento de 4,2% na comparação com o resultado de dezembro, e de 15,4% em relação a janeiro de 2018.

“O índice ficou em 129,9 pontos, a quinta alta mensal consecutiva, assim como no cenário nacional”, explica a assessora econômica da Fecomércio Fabiane Cappellesso. Segundo ela, diversos fatores podem ter contribuído com o resultado positivo. “Além da tendência de crescimento já percebida, a queda no desemprego, o aumento na intenção de consumo, as vendas de fim de ano e a desaceleração nos preços foram importantes para a elevação do otimismo do empresariado”, esclarece.

A pesquisa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada mensalmente pela Fecomércio Tocantins. Entre os entrevistados, 78,6% afirmaram que pretendem aumentar a contratação de funcionários, mais de 60% têm intenção de elevar o nível de investimentos e 67,2% asseguraram que os estoques estão adequados.

Todos os itens avaliados na pesquisa alcançaram resultados satisfatórios: 53,9% dos entrevistados acreditam que a situação atual da economia melhorou, 60% têm a mesma percepção para o setor do comércio e 68,6%, para suas empresas. Já em relação às expectativas, 97,2% aguardam melhorias na economia brasileira, 97,1% apostam em um futuro melhor para o comércio e 97,7% preveem progresso em suas empresas.

A pesquisa ouviu 120 empresas nos últimos dez dias do mês de dezembro e está disponível na íntegra no link: https://bit.ly/2DCStCq.

 (Ascom Fecomércio Tocantins, com informações do MTE)