Centros de Saúde oferecem testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis

  • 24/Jan/2019 17h45
    Atualizado em: 24/Jan/2019 às 17h48).
Centros de Saúde oferecem testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis Foto:

O instrutor de vigilância Said Cassote, 63 anos, realiza exames regularmente no seu Centro de Saúde da Comunidade de referência, dentre eles o teste rápido de HIV. Para o instrutor o seu comportamento deveria ser replicado por todas pessoas. “Eu já fiz a testagem em uma outra época e sempre fui bem atendido no meu Centro de Saúde aqui Arse 75. Hoje aproveitei que estava fazendo um check-up e pedi para fazer esse exame também. Tanto jovens quanto adultos que tem sua vida sexual ativa precisam fazer o teste, seu parceiro ou companheira também devem realizar a testagem. É gratuito e feito em poucos minutos. Já saio daqui com o resultado”, contou o usuários do Sistema Único de Saúde - SUS.



Como Said outros usuários do SUS podem procurar um dos 34 Centros de Saúde da Comunidade de Palmas para realizar o teste rápido que pode detectar o HIV, sífilis e hepatites virais. Para fazer o teste basta o usuário levar o cartão SUS e um documento com foto. Os testes podem ser feitos de segunda a sexta-feira entre às 7 e 17 horas.



Se o diagnóstico do paciente for positivo em HIV ele será aconselhado pelos profissionais capacitados do centro, e dependendo do agravo serão realizados exames complementares para ser tratado imediatamente, sendo encaminhado para o Núcleo de Assistência Henfil e iniciando o tratamento mais rapidamente.



Teste Rápido



É importante ferramenta para detectar precocemente doenças virais como HIV/Aids, hepatite B, hepatite C e sífilis. Os exames são realizados principalmente no Núcleo de Assistência Henfil localizado na Arne 51, alameda 14, Lote 3, onde o paciente tem sua identidade preservada ao realizar qualquer procedimento e também recebe todo o suporte especializado necessário para seu atendimento. Os testes realizados no Henfil são entregues em 30 minutos após a coleta.



Os testes rápidos devem ser sempre realizados de maneira regular, pois o tratamento se torna mais fácil quando detectado precocemente. A maioria dos Centros de Saúde da Comunidade já possui profissionais capacitados para realizar esse tipo de teste, facilitando o acesso da população aos métodos de prevenção.