Projeto do Museu da Pessoa registra a história de moradores de Porto Nacional

  • 18/Dez/2018 17h32
    Atualizado em: 18/Dez/2018 às 17h35).
Projeto do Museu da Pessoa registra a história de moradores de Porto Nacional Foto: Imagem Divulgação

Alunos de 13 escolas da rede pública de ensino foram ouvintes de 21 moradores que contaram suas histórias de vida. O resultado é a obra Porto Nacional – um Rio de Histórias, que foi lançado no dia 13 de dezembro, no Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira.

O livro é a etapa final do projeto Memória Local na Escola, promovido pelo Museu da Pessoa e com o apoio do Instituto Avisa-lá, que tem como objetivo valorizar as histórias de vida das pessoas de uma comunidade. Ao longo do ano de 2018, foram realizados encontros mensais com a coordenação pe¬dagógica e 22 professores do Ensino Fundamental, que apoiaram os 356 alunos participantes do projeto.

Para a produção da obra, foi aplicada uma metodologia desenvolvida pelo Museu da Pessoa na qual os alunos ouvem, representam e recontam histórias de vida da população, estreitando o relacionamento entre a comunidade e perpetuando a cultura local. “A cada relato são revelados dife¬rentes olhares para a cidade, seus locais e sua história, compon¬do percepções individuais com a história coletiva do município”, explica Sonia London, diretora executiva do Museu da Pessoa e coordenadora geral do projeto.

Em meio aos relatos dos entrevistados, o livro traz desenhos que ilustram os textos, deixando-os ainda mais lúdicos. Esta ação faz parte do Projeto Plano Anual de Atividades do Museu da Pessoa de 2018, realizado pelo Ministério da Cultura através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), pelo Instituto Museu da Pessoa, com apoio do Instituto Avisa Lá e patrocínio da Bayer.

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas. Com um acervo de mais de 17 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados, o Museu da Pessoa é um importante acervo do patrimônio imaterial cultural e histórico do Brasil, pois protege as expressões culturais da sociedade brasileira através de histórias de vida. Visite: www.museudapessoa.net