Parceria entre Governo do Estado e Instituto Sabin leva a Paraíso a 100ª unidade do Projeto

  • 13/Dez/2018 17h46
    Atualizado em: 13/Dez/2018 às 17h54).
Parceria entre Governo do Estado e Instituto Sabin leva a Paraíso a 100ª unidade do Projeto Foto: Reprodução internet

Os dados de vítimas de violência sexual, infelizmente, crescem todos os dias. De acordo com boletim divulgado pelo Ministério de Saúde em 2018, o Brasil teve um aumento de 83% das notificações gerais de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Por conta da idade das vítimas, muitas vezes a descoberta do crime pode ser complexa e por isso o atendimento especializado é tão importante.

Espaços preparados e profissionais capacitados podem auxiliar as vítimas e seus familiares a superarem algum tipo de abuso. Sabendo da importância de locais assim, o Instituto Sabin vem a 10 anos construindo ludotecas em parceria com diferentes órgãos públicos e alcançará a marca da 100ª inauguração no dia 17 de dezembro.

De acordo com o gerente do Instituto Sabin, Fábio Deboni, o projeto contribui para um atendimento humanizado das vítimas e é considerado um dos pioneiros no país. “O Projeto Ludotecas segue a Lei 13.431/2017, que define os parâmetros do atendimento integral de menores de idade em situação de violência”, completa. As ludotecas possuem psicólogos, terapeutas e profissionais treinados que utilizam brinquedos e atividades lúdicas para auxiliar as vítimas.

O investimento total com os espaços de atendimento foi de mais de R$ 1 milhão e as parcerias do Instituto Sabin foram feitas com órgãos estaduais e municipais de direitos das mulheres, crianças e adolescentes, Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema Único de Saúde (SUS). Nos 10 anos de existência do projeto, foram beneficiados 11 estados e mais de 30 mil pessoas foram impactadas.

A 100ª inauguração acontecerá em Paraíso do Tocantins– TO, às 16h, no dia 17/12 e será uma parceria do Instituto Sabin com o Governo do Estado do Tocantins. A ludoteca ficará localizada no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins.