Ruraltins apresenta casos de sucesso durante Fórum da Pecuária Sustentável

  • 12/Dez/2018 17h48
    Atualizado em: 12/Dez/2018 às 17h52).
Ruraltins apresenta casos de sucesso durante Fórum da Pecuária Sustentável Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins

O Instituto de Desenvolvimento Rural Tocantins (Ruraltins) participa nesta quinta-feira, 13, do 1º Fórum de Pecuária Sustentável do Tocantins e do 1º Seminário sobre o Plano Estratégico do Tocantins livre de febre aftosa sem vacinação. O Órgão vai apresentar casos de sucessos no âmbito da Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), referente às tecnologias desenvolvidas no Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono), no Tocantins.

O evento será realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), pela Agência de Defesa Agropecuária do TO (Adapec), pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no Palácio Araguaia, das 8 às 18h30.

Durante o evento, será apresentado por instituições parceiras e agricultores, experiências dos pecuaristas e dos técnicos no Tocantins; a importância da organização na pecuária, bem como uma mesa-redonda para encaminhamentos da carta do Fórum.

De acordo com o diretor de assistência técnica do Ruraltins Edmilson Rodrigues, os casos de sucessos e demais ações executadas pelo Ruraltins, serão apresentadas pela gerente de agropecuária do Ruraltins e responsável pelo Projeto ABC TO, Ana Clara Bohnen. Entre os bons resultados está a Fazenda Trigueira, atendida pela unidade local de execução de serviços do Ruraltins no município de Pium.

“Muitas atividades foram desenvolvidas ao longo de quase três anos em diversas propriedades. As ações e os casos de sucessos a serem apresentados enfocam os resultados com a aplicação de tecnologias por meio de unidades de referências tecnológicas (URTs), executadas pelos mais de sessenta extensionistas rurais e técnicos da iniciativa privada, que foram capacitados continuamente em todo Estado. Entre as ações de resultados do Ruraltins, destacamos a recuperação de 300 hectares de pastagens, na fazenda Trigueira, de propriedade do agricultor demonstrador Antônio Costa Lima, sendo o foco da fazenda, a pecuária de corte (cria e recria), localizada na cidade de Pium, iniciadas em 2013", comentou o diretor, reforçando que já iniciou o planejamento para recuperação de mais 300 hectares, passando assim, para 600 hectares, a serem recuperados, de uma área total de 1.847 hectares.

De acordo com os organizadores, durante o evento, haverá a participarão de produtores, técnicos, extensionistas rurais, secretários estaduais, presidentes das instituições do setor agropecuário e demais autoridades convidadas.

O Projeto ABC TO

O Plano ABC tem por finalidade organizar e planejar ações, no sentido de estimular os produtores rurais a adotarem tecnologias de produção sustentável, com objetivo de promover a segurança alimentar e reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Para atingir esse propósito, o ABC está estruturado em seis processos tecnológicos, sendo a recuperação de pastagens degradadas, sistema plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta, fixação biológica de nitrogênio no solo, florestas plantadas e tratamento de dejetos de animais.

Ainda podemos citar como referência do Plano ABC, a capacitação continuada de profissionais para a transferência de tecnologia e consolidação de uma agricultura de baixa emissão de carbono no Estado do Tocantins, tendo a coordenação geral das atividades, a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa), sendo executado com recursos do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio de Convênio de nº 817962, assinado em 2015, com vigência em 2020. (Com informações da Secom/Governo do Tocantins)