Projeto Bombeiros em Ação realiza mais 13 mil atendimentos em Palmas

  • 03/Dez/2018 17h49
    Atualizado em: 03/Dez/2018 às 17h56).
Projeto Bombeiros em Ação realiza mais 13 mil atendimentos em Palmas Foto: Governo do Tocantins

Corridinha do fogo, esportes radicais, brinquedos infláveis, prestação de serviços na área jurídica e da saúde, além de bazar solidário, cortes de cabelos, escolinha de trânsito, exposições de animais empalhados e bichos peçonhentos em formol são algumas das ações que fizeram parte da manhã de centenas de crianças, jovens e adolescentes do Setor Lago Sul de Palmas, no sábado, 1º de dezembro. As atividades fizeram parte da 20ª edição do projeto Bombeiros em Ação, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e parceiros, sendo realizados mais 13 mil atendimentos.

Um dos principais parceiros desta última edição do projeto Bombeiros em Ação de 2018 foi a Igreja Batista Ebenézer de Palmas, por meio do projeto social Ação Geral Ebenézer (AGE), que possui ações semelhantes às desenvolvidas pelos bombeiros. De acordo com pastor Gediel Parente, a parceria com o Corpo de Bombeiros foi muito abençoada, pois a união das duas instituições possibilitou alcançar um público maior. “Entendemos que essa soma, com o Corpo de Bombeiros, é algo que nos possibilita alcançar muito mais vidas e para nós é uma satisfação estar trabalhando com esta renomada instituição que é o Corpo de Bombeiros, em prol da comunidade”, ressaltou.

O evento contou com equipes de diversas áreas da saúde e, segundo um dos coordenadores da ação, o tenente-coronel Luciano Nakano, que é odontólogo, a parceria do projeto com instituições de ensino superior na área da saúde possibilitou levar profissionais de diversas áreas como fisioterapia, enfermagem, odontologia e outras. Os participantes também puderam contar com atendimento médico, com avaliações para pesquisas de novos casos de hanseníase e palestra de psicologia que abordou sobre a prevenção ao suicídio.

Ainda na área da saúde, a equipe de odontologia distribuiu cerca de 500 kits de higiene bucal e montou um escovódromo para ensinar as crianças a forma correta de escovar os dentes. “Nosso objetivo aqui é mais de orientar as crianças e os seus pais ou responsáveis sobre os cuidados com a higiene bucal. Fizemos aplicação de flúor, ensinamos a forma correta de escovação e avaliamos se a criança precisa de tratamento. Caso precise, orientamos sobre os diversos serviços gratuitos existentes”, explicou o coordenador.

Dos serviços oferecidos, o que mais gerou demanda foi o de corte de cabelo masculino, formando filas de pessoas de todas as idades. Com um sorriso contagiante, o aposentado Pedro Vasconcelos levou o neto para cortar o cabelo e elogiou a iniciativa do projeto. “Poderia ter esse evento mais vezes, a gente vem para cá e aproveita tudo que é oferecido”, disse.

Para o comandante-geral, coronel Reginaldo Leandro da Silva, “o Corpo de Bombeiros é muito mais que atender ocorrências, prestar socorro de urgência e fazer resgates, é também uma ação social. Uma forma de proporcionar, principalmente às crianças, um dia de lazer e atendimentos diversos, além de estar mais perto da corporação e das missões com as quais o Corpo de Bombeiros trabalha diariamente. Hoje, o Lago Sul recebe mais que uma edição do projeto, recebe uma confraternização do Bombeiros em Ação e parceiros, com mais de 60 serviços ofertados à população”, concluiu.

O vice-governador Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Thiago Costa, prestigiou o evento e destacou a importância do projeto. “O alcance social deste projeto é muito grande e nós vamos trabalhar para incentivar e ajudar mais projetos como este. Estamos felizes que o coronel Leandro e toda a sua equipe estejam conseguindo levar este trabalho a vários municípios do Tocantins.

Wanderlei Barbosa falou sobre as parcerias para a realização de projetos como o Bombeiros em Ação e disse que “o Governo precisa de boas parcerias que são fundamentais e o governador Mauro Carlesse tem percebido isso. Projetos que trazem cidadania para o povo são os que nós buscamos e o que nós queremos realizar. Então, este e muitos outros projetos semelhantes terão continuidade, porque são importantes para o Tocantins e para a sociedade”, finalizou.

Bombeiros em Ação 2018

O projeto social Bombeiros em Ação tem o propósito de oferecer cidadania, lazer, esporte e ações sociais para as comunidades. É também uma forma que o Corpo de Bombeiros encontrou para agradecer a sociedade pelo alto Índice de Confiança Social (ICS). Além da Capital, a ação também foi realizada nos municípios de Dianópolis, Arraias, Tocantínia (Aldeia Xerente), Gurupi, Araguatins, Colinas, Paraíso e Porto Nacional.

Parceiros

Para esta última edição do ano, o projeto Bombeiros em Ação contou com a parceria da Igreja Batista Ebenézer, Polícia Militar (meio ambiente, escolinha de trânsito, trabalho com cães e outras unidades), Marinha do Brasil, Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Laboratório Sabin, Faculdade Serra do Carmo (Fasec), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Instituto Embelleze, Nosso Lar, Prefeitura de Palmas e outras instituições públicas e privadas.