Projeto Divertilê homenageia o escritor e jornalista Nilo Alves

  • 29/Nov/2018 16h03
    Atualizado em: 29/Nov/2018 às 16h05).
Projeto Divertilê homenageia o escritor e jornalista Nilo Alves Foto: Divulgação

O Projeto Divertilê, da Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira, localizada na cidade de Arraias, no Sudeste do Tocantins, foi criado com o intuito de incentivar os alunos à leitura, e já está na 3ª edição com muito sucesso, repleto de conhecimentos e fruição de saberes.

Segundo a professora de Língua portuguesa, Gleice Freitas, idealizadora do projeto,.este ano haverá um grande diferencial, com a presença do autor das obras lidas Fogoió – o rei da confusão e Fogoió - nas sertanias do Tocantins, o escritor, poeta, cantor e jornalista Nilo Alves, que abrilhantará o evento, a ser realizado nesta sexta-feira, 30, às 8h.

“No Projeto os alunos fazem a leitura das obras literárias e produzem paródias, poemas, teatros, danças, desenhos, escritas, cordéis, cartazes e histórias em quadrinhos unindo o lúdico ao pedagógico. Todas as atividades acontecem no contra turno, sendo um dos nossos objetivos, tirar os alunos das ruas e das situações de vulnerabilidade, trazendo- os para a escola”, conta a professora.

A Escola

A Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira está localizada no Setor Buritizinho em Arraias, atende alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e funciona nos turnos matutino e vespertino. Atende uma clientela de 106 alunos residentes no próprio setor. A escola está localizada num bairro periférico onde grande parte dos alunos vivem em condições precárias e estão expostos à drogas lícitas e ilícitas, sem atrativos que oportunizem lazer e cultura. “As dificuldades de leitura e escrita nos impulsionaram a implementar na escola o Projeto Divertilê, sua idealização surgiu da necessidade de fomentar o interesse dos alunos pela leitura literária enfocando a importância da proficiência para o bom desenvolvimento durante toda sua vida”, relata Analice Pereira dos Santos, diretora da Unidade Escolar.