SES realiza curso de brigadistas para combate ao Aedes

  • 27/Nov/2018 11h24
    Atualizado em: 27/Nov/2018 às 11h27).
SES realiza curso de brigadistas para combate ao Aedes Foto: Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins

Dentro da programação da semana nacional de mobilização dos setores saúde, educação e assistência social no combate ao Aedes, que acontece de 26 a 30 de novembro, em todo o país, a Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins (SES) realizará na terça-feira, 27 e quarta-feira, 28, a partir das 8h30, o curso de Brigadistas de Combate ao Aedes.

A capacitação que acontece no Anexo I da SES, contará com inclusão de atividades práticas e lúdicas, e tem como público alvo servidores lotados nos diferentes prédios anexos da Superintendência de Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde (SVPPS), Imunização, Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen), almoxarifado de insumos e da vigilância sanitária.

A capacitação será ministrada pelos técnicos da Gerência de Vigilância Epidemiológica das Arboviroses, que trabalham diretamente com o programa de controle do Aedes. “O curso proporciona certificado emitido pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS), com carga horária de 16h. A ideia é que os capacitados atuem vigiando seus próprios territórios, não dependendo apenas dos agentes de endemias”, destacou o biólogo em saúde a Gerência de Vigilância Epidemiológica das Arboviroses, da SES, Evesson Farias.

Ainda segundo Evesson inicialmente o curso é destinados a servidores da SES, mas posteriormente, será ampliado para as demais Secretarias do Executivo Estadual.