AIESEC em Palmas incentiva o protagonismo jovem através de intercâmbios

  • 12/Nov/2018 10h45
    Atualizado em: 12/Nov/2018 às 10h49).
AIESEC em Palmas incentiva o protagonismo jovem através de intercâmbios Foto: Divulgação

Reconhecida pela UNESCO como a maior organização formada e gerida por jovens do mundo, a AIESEC se faz presente em diversos países, engajando mais de 70.000 jovens voluntários ao redor do globo que trabalham pela geração de oportunidades de intercâmbio para o desenvolvimento de liderança jovem, vislumbrando o atingimento da paz e preenchimento das potencialidades humanas. Existe desde 1948 e desembarcou no Brasil nos anos 70, tendo seu primeiro comitê nacional em São Paulo. Mais de 40 anos depois, o destino mais recente da expansão da AIESEC no Brasil é Palmas, a capital mais jovem do país.

Junto com outros mais de 50 comitês espalhados pelo país, a AIESEC em Palmas objetiva levar milhares de jovens a vivenciarem seus valores e paixões e a abraçarem causas mundiais, transformando o meio em que vivem e criando consciência sobre o impacto que podem causar no mundo e a capacidade que possuem de fazer a diferença.

Fundada por universitários, a entidade trabalha com um dos principais produtos de desenvolvimento de liderança da AIESEC: o Voluntário Global, um produto de intercâmbio com o objetivo de promover a responsabilidade social, o multiculturalismo e o desenvolvimento de liderança jovem, com projetos conectados com as metas globais das Nações Unidas — principal parceira da AIESEC Internacional.

No voluntariado global, durante 6 a 8 semanas, o intercambista realiza projetos em ONGs ao mesmo tempo em que tem a oportunidade de aprender o idioma nativo do país para onde escolheu viajar. Os benefícios variam de acordo com a oportunidade escolhida, mas dentre eles estão acomodação (em casa de família, hostel ou casa compartilhada), alimentação, recepção no aeroporto ou na rodoviária, acompanhamento semanal e suporte total da AIESEC em Palmas e do comitê da cidade que o intercambista escolher realizar o seu voluntariado.

Embora seja uma experiência no exterior, não é pré-requisito a proficiência em Inglês ou Espanhol, já que o intercambista terá a oportunidade de aprender e desenvolver o idioma quando viajar. Vale ressaltar também que demais benefícios podem ser encontrados na certificação, no baixo custo e na própria experiência internacional que agrega diversas vantagens para quem quer entrar ou melhorar sua posição no mercado de trabalho — haja vista que algumas das habilidades desenvolvidas durante o intercâmbio podem fazer toda a diferença na adaptação aos desafios diários da carreira profissional.

Para se tornar um voluntário global, basta se cadastrar no site http://bit.ly/VoluntarioGlobalPW, aguardar o comitê entrar em contato e te auxiliar sobre como se aplicar nas oportunidades disponíveis, onde você poderá escolher para onde quer ir, quando quer ir e que experiência deseja vivenciar. Depois de aprovado, o intercambista assina o contrato e o termo de voluntariado, realiza o pagamento da taxa e inicia a preparação cultural, contando com o suporte total da AIESEC em Palmas sempre que necessário!

AIESEC em números

Mais  de 1.540 universidades parceiras
Mais de 38.000 membros voluntários
Mais de 126.662 parceiros globaisMais+ de 1.250 escritórios globais
Mais de 126 países gerando oportunidades de intercâmbio
Mais de 7.000 intercâmbios por ano só no Brasil