Galeria Municipal de Artes recebe a exposição fotográfica Urbano nesta quinta-feira,8

  • 06/Nov/2018 14h25
    Atualizado em: 06/Nov/2018 às 14h27).

A última exposição do ano, promovida pela Fundação Cultural de Palmas, tem a fotografia como destaque, com a exposição Urbano, de Daniel Taveira. Tendo a arquitetura como foco, Urbano será aberta nesta quinta-feira, 08, às 20 horas, na Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

O projeto fotográfico Urbano conta com 34 imagens urbanas capturadas em 12 países sobre uma perspectiva artística, contemporânea, linear e contrastada, com o objetivo de retratar a beleza escondida em edifícios, paisagens, movimentos, lugares e diversas figuras geométricas, explica o curador da exposição, Ronan Gonçalves. Para Daniel Taveira, “as cidades e os detalhes arquitetônicos são cenários intrigantes na fotografia e suas formas, relevos e possibilidades”.

“As estruturas na fotografia da Taveira é uma ferramenta que permite que você experimente e explore novas paisagens urbanas, desfrutando das oportunidades visuais que as grandes cidades nos oferecem. Cada lugar é retratado com personalidade, transformando-se em fotografias que delimitam os limites da escultura e composição”, explica o curador Ronan Gonçalves.

O artista

Daniel Taveira é natural de Tocantinópolis. Em 2010, depois de deixar de lado seu mestrado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, Taveira mudou-se para o México, onde conheceu a renomada fotógrafa Nadine Markova e se tornou seu discípulo.

Estudando sob orientação de Markova, Taveira começou a perseguir o momento decisivo, onde suas lentes captariam a singularidade dos momentos do cotidiano por meio da luz, cores, formas, expressões e emoções. Os retratos de Taveira são representações pródigas da diversidade humana, suas paisagens e fotografias urbanas são poéticas em técnicas, abundantes, cheias de cores e formas.