HGP promove Simpósio de Ginecologia e Mastologia Oncológica neste sábado

  • 26/Out/2018 17h42
    Atualizado em: 26/Out/2018 às 17h44).
HGP promove Simpósio de Ginecologia e Mastologia Oncológica neste sábado Foto: Divulgação

Para alertar sobre o diagnóstico precoce e prevenção será realizado neste sábado, 27, às 8h, o 1º Simpósio Interdisciplinar de Ginecologia e Mastologia Oncológica do Hospital Geral de Palmas (HGP). O simpósio é promovido pela Associação Amigos do HGP e Ambulatório de Especialidades do Hospital. O evento será realizado no auditório do Núcleo de Educação Permanente no hospital. 

A iniciativa é voltada aos acadêmicos, profissionais de saúde e população em geral. Haverá palestras de profissionais da unidade hospitalar que atuam na assistência oncológica, mastologia, fisioterapia, psicologia, nutrição, cuidados paliativos e enfermagem. No Tocantins, segundo Gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, em 2016 foram registrados 75 novos casos de câncer de mama e 34 em 2017. 

A fisioterapeuta oncológica do Ambulatório, Oliane Prado ressalta que será um espaço de troca de conhecimento e alerta sobre o diagnóstico precoce e prevenção desta doença que afeta tantas mulheres. “O câncer é um problema de saúde pública e os pacientes enfrentam desafios físicos, emocionais e sociais. No mês de outubro, em alusão ao combate contra o Câncer de mama, o Ambulatório de Especialidades do HGP vem ampliar a discussão sobre a temática com abordagem integral da mulher com câncer ginecológico e de mama. Este evento será uma troca de conhecimento sobre o câncer de mama e colo de útero, além de orientar principalmente a mulheres a conhecer o seu corpo e buscar ajuda de um especialista”, afirmou.

Outubro Rosa

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Principais sinais e sintomas:

- Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher.

- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

- Alterações no bico do peito (mamilo).

- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.

- Saída de líquido anormal das mamas.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.