Aberta nesta quinta-feira, 18, a 5ª edição da Fecit Palmas

  • 18/Out/2018 16h34
    Atualizado em: 18/Out/2018 às 16h36).
Aberta nesta quinta-feira, 18, a 5ª edição da Fecit Palmas Foto: Walquerley Ribeiro

O Campus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) em Palmas foi o espaço escolhido pela Prefeitura Municipal para sediar a 5ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2018) que acontece na Capital até esta sexta-feira, 19. O evento é uma realização da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com diversas instituições de educação e empresas públicas e privadas.

A abertura oficial da Fecit aconteceu na manhã desta quinta-feira, 18, e contou com apresentações da Banda Jovem da Guarda Metropolitana e da Orquestra Infantil de Cordas Monsenhor, e com palestra sobre inovação e tecnologia. A mostra que abriga 93 projetos científicos elaborados pelos alunos de escolas das redes públicas municipal, estadual e federal, bem como das instituições de ensino técnico e superior, públicas e privadas do Tocantins está aberta à visitação durante toda esta quinta-feira, 18, e nesta sexta-feira, 19, das 8 às 17 horas.

O secretário municipal da Educação, Danilo Melo, enfatizou a importância do evento e destacou o empenho e colaboração de todos os envolvidos na consolidação da Fecit, que chega a sua 5ª edição. “A Prefeitura reconhece a importância de todas as instituições que promovem a educação, que promovem a ciência, a tecnologia e o empreendedorismo, reconhece a importância de todos os colaboradores da educação que não mediram esforços para que esse evento se consolidasse não mais como uma simples feira promovida pelos colegiais da rede municipal da educação, mas como a Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia da cidade de Palmas”, ressalto agradecendo especialmente a professora Monique Wermuth Figueras que idealizou e foi coordenadora do projeto.

Na palestra de abertura, que abordou o tema Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade para redução das desigualdades – O futuro é hoje!, o engenheiro mecânico do Sebrae, Roberto Souza de Morais, em um bate papo descontraído, apresentou uma breve retrospectiva da evolução da tecnologia ao longo dos tempos e sobre como isso ajudou a sociedade. 

Segundo o palestrante, “hoje qualquer pessoa aprende qualquer coisa, em qualquer lugar do mundo e alguns teóricos dizem que num espaço de quatro meses a gente consegue aprender qualquer coisa, o que precisamos é planejar, se preparar, porque o tempo é hoje!”, afirmou acrescentando que ciência, inovação e tecnologia é um tema atual, um tema do momento. “Pense em ciência, inovação e tecnologia para melhorar a vida das pessoas, para melhorar a sociedade e fazer um futuro melhor. Pense em inovação como transformação de vida”, concluiu.

Oficinas e palestras

Paralelamente à exposição dos trabalhos científicos, acontecem diversas oficinas e palestras como a oficina Anatomy Day, voltada para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, ministrada pela professora do ITPAC/Palmas Fabiana Ferreira Alves.
 

A professora Fabiana que ministra a oficina com o auxílio de alguns acadêmicos do curso de Odontologia conta que durante a oficina estão montadas estações, onde são apresentados aos alunos alguns sistemas da anatomia humana a exemplo do sistema muscular que é utilizado nas atividades físicas, a anatomia dos músculos da face por meio de pintura facial, entre outros. “De forma lúdica e criativa nós queremos facilitar a aprendizagem da anatomia humana, além de promover uma troca de conhecimento mútuo entre os nossos acadêmicos e os alunos do ensino fundamental e médio, e isso é muito importante para sua formação”, afirmou. (Semed/Palmas)