Aluna de Palmas se classifica para o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica em São Bernardo

  • 16/Out/2018 16h20
    Atualizado em: 16/Out/2018 às 16h23).
Aluna de Palmas se classifica para o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica em São Bernardo Foto:

A aluna da Escola Municipal Anne Frank, Isabella Costa Siqueira, estudante do 6º ano da educação fundamental, disputou o Torneio Regional de Ginástica Rítmica no último final de semana em Brasília e foi classificada para o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica que acontece na cidade de São Bernardo - SP, entre os dias 17 a 21 de outubro de 2018.

“Foram muitos treinos. Para chegar ao resultado em Brasília, treinei pela manhã e a tarde durante minhas férias também. Quando recebi a notícia da classificação para o Torneio Nacional fiquei muito feliz porque todos os dias de treino valeram muito a pena”, contou Isabella.

Para conquistar uma das vagas na etapa nacional, Isabella precisou se destacar na etapa regional, realizada em Brasília - DF, que serviu como classificatória para o torneio nacional da modalidade. A aluna atleta ficou em 3º lugar na categoria mãos livres e 5º lugar no aparelho maças, conquistando assim pontuação suficiente para o 4º lugar na classificação geral e vaga para a nacional.

Segundo a mãe da aluna, Mônica Ferreira da Costa Maciel, sua filha tem uma rotina intensa, além de ginasta, é bailarina e dançarina de jazz. “Felicidade e orgulho de uma mãe não pode ser visto apenas na medalha que a Isabella conquistou. Olho pra minha filha e vejo o quanto ela cresceu e amadureceu do ano passado pra cá. As notas na escola mantêm o mesmo nível que suas apresentações”.

Isabella tem como treinadora a professora da rede municipal de educação, Kelly Cristina Machado, que é técnica da equipe de ginástica rítmica da Escola Municipal Anne Frank, e também atuou como árbitra da competição regional em Brasília. “Representamos o Tocantins a nível nacional. Em especial para Palmas, é importante haver ginastas e árbitros participando de eventos nacionais, pois mostra o quanto a ginástica e os esportes praticados nas escolas do município têm crescido e vêm sendo projetado nacionalmente”, comemora a educadora.

Na Escola Anne Frank, na Arne 14, onde Isabella estuda, é desenvolvido o projeto O Corpo Brinca, desde 2009. A unidade também foi representada na competição em Brasília pelas alunas Maria Gabriella Leal Araújo (categoria pré-infantil), Isabela Resplandes Gouveia e Gabriela Catão Montenegro (categoria juvenil). De acordo com a treinadora, as ginastas treinam três vezes por semana por três horas, além de praticarem balet, como parte do projeto.

Mesmo em férias, durante o mês de julho a preparação não parou, com treinamentos específicos para o evento. Nos anos anteriores em que participou do evento, a escola conseguiu classificar atletas para a etapa nacional. “Nossa expectativa é muito grande, pois todas têm chances de classificação”, considera a professora.

As aulas do projeto O Corpo Brinca acontecem no contra turno escolar na quadra da escola, com duração de até 3 horas, dependendo da idade e do tempo de participação na modalidade. Atualmente, há 120 ginastas participando do projeto, divididas em escolinha, pré-treinamento e treinamento. O programa atende alunas de 6 a 15 anos.

Henrique Talone

A aluna Serena Rangel Machado de Sá, da Escola Municipal Henrique Talone, conquistou o 3° lugar na categoria aparelho massas do Torneio Regional de Ginástica Rítmica em Brasília.