Projeto com políticas inclusivas são apresentados na Câmara de Gurupi

  • 10/Out/2018 12h40
    Atualizado em: 10/Out/2018 às 12h43).
Projeto com políticas inclusivas são apresentados na Câmara de Gurupi Foto:

Dando continuidade a atividade parlamentar dos vereadores de Gurupi, na sessão realizada na manhã desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal, o vereador Jair Souza (MDB), apresentou Projeto de lei que busca garantir vagas em creche para crianças em idade compatível, para as mulheres vítimas de violência doméstica. Já o Projeto de Lei apresentado pelo seu colega, vereador André Caixeta, da bancada do PSB, propõe que seja instituído a obrigatoriedade da inclusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras – no currículo escolar no âmbito do Município de Gurupi.

Requerimentos

O vereador André Caixeta apresentou requerimento propondo a implantação anual da Semana do Bebê, já prevista na Lei Municipal nº 2.238/2015. Já o vereador Eduardo Fortes (PSDB), defendeu a construção de uma quadra poliesportiva na Escola Municipal Dom Eliseu de Carvalho, no Setor Parque Industrial.

A colocação de micro revestimento asfáltico na Vila Guaracy foi a reivindicação apresentada no requerimento de autoria do vereador Ivanilson Marinho (MDB), enquanto que o vereador Wendel Gomides (PDT), solicitou a realização de estudos para a construção de um redutor de velocidade na Rua Betel, em frente à Assembleia de Deus, no Setor Bela Vista, objetivando amenizar os acidentes que acontecem naquele local.

O requerimento do vereador Zezinho da Lafiche (PROS), endereçado ao Secretário Municipal do Trabalho, Assistência Social e Idoso, solicita estudo para implantação de um CRAS no Setor Sol Nascente. Já o vereador Sargento Jenilson (PRTB), requereu ao presidente da Câmara Municipal de Gurupi, vereador Valdônio Rodrigues (PSB), a mudança dos horários de pelo menos duas sessões mensais naquela Casa de Leis, para o período noturno. Sargento Jenilson também solicitou providências ao secretário Municipal de Infraestrutura quanto à manutenção da vicinal que segue após a Rua 38 no Setor Nova Fronteira.

A viabilização de um estudo para a instalação de placas fotovoltaicas nas escolas e prédios pertencentes a Secretaria Municipal de Educação do município, foi o tema do requerimento do vereador Eduardo Fortes (PSDB). A vereadora Marilis Fernandes (PDT), requereu a implantação de luminárias no Parque Residencial Atalaia. O vereador Cláudio do Trevo (PSB), solicitou da Secretaria Municipal de Educação a construção de um muro na Escola Municipal Benevenuto Alves Moreira, localizada no povoado de Trevo da Praia.

Providências quanto a pavimentação asfáltica das ruas E com 21-B, no Setor União III e na Rua 21 esquina com Rua E, do Loteamento Setor União, foi solicitada pelo vereador César da Farmácia (DEM), à Secretária Municipal de Infraestrutura. César da Farmácia ainda solicitou que sejam realizados estudos a fim de eliminar o acúmulo de água na Avenida Brasília entre as ruas 21 e 21-A, no Setor Leste e na Rua 21-A, entre Avenidas Brasília e Bahia, no Setor Alto dos Buritis.

Da bancada do MDB, o vereador Jair Souza requer da Secretária Municipal do Idoso, que providencie a fixação da frase “DESRESPEITAR OU NEGLIGENCIAR OU PREJUDICAR IDOSO É CRIME”, nos ônibus, postos de saúde, hospitais, bancos, secretarias e demais repartições públicas municipais diretas e indiretas. E a sua colega de bancada, vereadora Mirian Lustosa, requer da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que seja realizado o serviço de esvaziamento e ampliação urgente na fossa séptica, da Casa do Idoso, localizada do Setor Sol Nascente.