Agência de Metrologia realiza palestra de orientação para 600 crianças e distribui cartilhas educativas

  • 04/Out/2018 11h46
    Atualizado em: 04/Out/2018 às 11h51).
Agência de Metrologia realiza palestra de orientação para 600 crianças e distribui cartilhas educativas Foto:

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) realiza uma ação educativa na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, no Taquari, em Palmas.

A ação acontece na próxima segunda-feira, 8, às 10horas, para cerca de 600 crianças, entre 8 e 12 anos, das turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, que participarão de uma palestra, com o tema Criança e Segurança, e receberão cartilhas educativas, em formato de história em quadrinhos, com conteúdo pedagógico.

Casa Segura, Uso Eficiente do Chuveiro Elétrico, Criança Segura, Aquecimento Solar, Regulador de Pressão de Gás e Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas são os temas das cartilhas educativas que serão distribuídas e que visam orientar, de forma segura, sobre o uso seguro de equipamentos e eletrodomésticos que fazem parte da rotina doméstica. Todo o material foi produzido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De acordo com a diretora da escola, professora Silmara Siqueira Rosário a ação é uma grande oportunidade para contribuir com o processo de ensino aprendizagem das crianças e evitar acidentes domésticos. “As cartilhas são bem atrativas e na linguagem das crianças. Além de aprenderem, nossos alunos poderão repassar os conhecimentos para os pais e familiares”, assegura a diretora.



Dicas de Segurança

A palestra Criança e Segurança será ministrada pelo coordenador da área de Qualidade da AEM, Bruno Santana, que abordará sobre temas relacionados às crianças, como brinquedos e material escolar, e à segurança em casa. “É importante formamos cidadãos que sejam conscientes e que saibam identificar quais produtos podem ou não oferecer riscos à saúde e à segurança”, destaca o técnico.

Para a presidente da AEM, Débora Batista Almeida Vasconcelos Miola, a ação vem ao encontro do foco da pasta, que é educativo, de orientação ao consumidor e de segurança. “É fundamental preparar a criança sobre produtos que fazem parte do seu cotidiano e da sua família, orientando sobre qualidade, segurança”, pontua a presidente.

Recomendações para a hora da compra de brinquedos – que sempre devem ter o selo do Inmetro – e a importância de se respeitar a faixa etária dos produtos, alertas contra brinquedos e objetos piratas, que podem oferecer riscos à saúde e segurança dos pequenos são conteúdos trabalhados nas cartilhas.