IFTO lança primeiro edital em Libras para processo seletivo

  • 26/Set/2018 16h24
    Atualizado em: 26/Set/2018 às 16h26).

Nesse mês é celebrado o Setembro Azul, em razão das diversas datas que marcam a inclusão das pessoas com deficiências. Nesta quarta-feira, 26, é celebrado o Dia Nacional do Surdo, e o Instituto Federal do Tocatins (IFTO) lança seu primeiro edital traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

"O IFTO tem avançado muito para inclusão dos surdos. Desde 2014, quando tivemos o primeiro concurso para intérprete, os surdos têm visto o instituto como referência. Somos a única instituição com um quadro de 12 tradutores e intérpretes, que estão espalhados pelas unidades. Esse ano teremos o primeiro edital em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para nosso vestibular unificado", comemora Alini Alves, tradutora e intérprete de Libras, no Campus Palmas. 

Setembro Azul

Conhecido como Setembro Azul, nesse mês são comemoradas as seguintes datas: 23 - Dia Internacional das Línguas de Sinais, 26 - Dia Nacional do Surdo, 30 - Dia Internacional do Tradutor (Dia de São Jerônimo) e na última semana do mês - Semana Internacional do Surdo.

Seletivo 2019/1

Instituto Federal do Tocantins (IFTO) lançou nesta quinta-feira, 6, os editais do Processo Seletivo e Vestibular Unificado para ingresso de estudantes ao ano letivo 2019/1. No total, são ofertadas 2.440 vagas distribuídas entre os cursos técnicos integrados ao médio, concomitantes e subsequentes e cursos superiores. Destas, 1.866 vagas são destinadas aos cursos técnicos e 574 vagas destinadas aos cursos superiores. 

As inscrições poderão ser feitas no período de  10 de setembro a 14 de outubro. A taxa de inscrição é de R$25 para os cursos de graduação,  R$15 para os cursos técnicos ou 2kg de alimentos não perecíveis, e podem ser efetuadas por meio do seja.ifto.edu.br ou do portal.ifto.edu.br. (Com colaboração de Mayana Matos)