Profissionais da saúde recebem curso sobre prevenção a crimes de violência sexual

  • 12/Set/2018 08h34
    Atualizado em: 12/Set/2018 às 08h40).
Profissionais da saúde recebem curso sobre prevenção a crimes de violência sexual Foto:

Na tarde desta terça-feira (11), a Delegada de Polícia Civil, titular da Delegacia da Mulher (Deam) Centro de Palmas, Suzana Fleury Orsine, ministrou curso sobre crimes de violência sexual a turma de capacitação do SAVIS (Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual) do Hospital e Maternidade Dona Regina, capacitação essa voltada a profissionais da Saúde.

 O curso foi realizado em parceria com a coordenação do SAVIS, e voltado a profissionais que atuam na área da saúde de todo o Estado. Durante mais de uma hora, a Delegada abordou sobre temáticas de acolhimento às vítimas vulneráveis e formas de se proceder a denúncia da prática dos crimes para uma plateia composta por cerca de trinta profissionais, dentre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e coordenadores de Hospitais do interior do Estado do Tocantins.

Ainda durante o evento, os participantes puderam tirar dúvidas e esclarecer quantos aos procedimentos e ações a serem tomadas com relação a vítimas que tenham sofrido qualquer tipo de crime sexual ou agressão.

 Ao final do curso, a Delegada Suzana avaliou a iniciativa de forma muito positiva e ressaltou a importância de cursos como os ministrados, sobretudo a profissionais que lidam diretamente com vítimas de crimes, diariamente.

 “Essas parcerias são extremamente importantes para fortalecer a rede de atendimento e proteção a mulheres vítimas de violência e orientar os profissionais da área da Saúde sobre a importância de se denunciar a prática dos crimes de violência contra a mulher, crianças e adolescentes”, ressaltou a Delegada.

 A convite dos demais parceiros da rede de atendimento à mulher vítima de violência, na próxima quinta-feira (13), a Delegada Suzana Orsine irá ministrar outro curso, nos mesmos moldes para alunos residentes de medicina que fazem residência nas Unidades Básicas de Saúde de Palmas