Coach e Comunicação: a aliança ideal para o sucesso empresarial

  • 23/Ago/2018 15h20
    Atualizado em: 23/Ago/2018 às 15h41).
Coach e Comunicação: a aliança ideal para o sucesso empresarial Foto: Divulgação

No acirrado mercado financeiro, da homogeneidade dos produtos/serviços quais as alternativas para conquistar e reter novos clientes? A resposta pode estar num receita bem caseira, a valorização e qualificação dos funcionários. Estes são os representantes de qualquer organização, por maior que seja seu capital ou por mais diverso que seja seu ramo de atuação.

Mas como qualificar, manter incentivado e tornar comuns as diretrizes da empresa para todos? A resposta pode estar na interação entre duas vertentes de pensamento que nasceram distintas do mundo empresarial, mas que vem ganhando cada vez mais destaque dentro das organizações, Comunicação e Coach. Elas podem tornar ainda mais precioso o maior capital de qualquer empresa, o capital humano.

A comunicação em todas as frentes de atuação proporciona as maneiras adequadas para a empresa se comunicar interna e externamente. Sem contar o papel de destaque que tem no meio mercadológico com as propagandas, as redes sociais e os meios de comunicação em geral. O coach, por sua vez, busca explorar o máximo de potencial que cada um tem a oferecer, por meio da metodologia de controle emocional e desenvolvimento das ações assertivas.

O Master Coach e fundador do Instituto Você, Bento Augusto, destaca o papel dos profissionais de Coach: "é primordial o auxílio de um profissional qualificado e preparado para nos conduzir ao autoconhecimento, ao desenvolvimento pessoal e profissional. Portanto, este é o papel do coach na atualidade: assegurar que sonhos sejam realizados".

Ainda dentro desse contexto, a comunicação aparece como o elo, não só da empresa internamente, mas também com todos os seus públicos os chamados "stakeholders". "Acreditamos que dinamizar a comunicação é de suma importância para o êxito da empresa. Neste sentido procuramos continuamente: engajar nossas lideranças, buscar e viabilizar a implantação de novos canais de comunicação, estabelecer um calendário de reuniões e treinamentos visando a melhoria contínua no sistema de comunicação", acrescentou Hérika Melo, diretora do Colégio Dom Bosco em Palmas.

Atualmente a metodologia de coach tem sido bastante disseminada, inclusive com a promoção de várias formações na área. Segundo uma pesquisa do International Coach Federation (IFC) o mercado de Coach conta mais de 53 mil profissionais no mundo e movimenta uma cifra de US$ 2,3 bilhões. Ainda segundo a pesquisa, enquanto nos Estados Unidos há 40 coaches para cada milhão de pessoas, no Brasil essa proporção é de seis para a mesma quantidade de brasileiros, com números que crescem vertiginosamente.

A diretora da Clínica Renascer Home Care, Márcia Nardo, relata sua visão sobre a interação entre Comunicação e Coach: "um profissional de administração pode valer dos benefícios de uma formação de Coaching para potencializar a atuação na empresa, melhorar a comunicação, feedbacks, relacionamento interpessoal, a capacidade de organização e gerenciamento do tempo, bem como aprimorar as habilidades de liderança, socioemocionais e estratégias".

As revelações corroboram com estudos pelo mundo que relatam casos de executivos que participaram de um processo de Coach que transformou suas carreiras. Um estudo feito pela Manchester Inc. mostra que a média do retorno de investimento em trabalhos de Executive Coaching é de 5,7, apresentando melhoria significativa nos resultados da organização como: aumento nos lucros de 22% e Melhoria na satisfação dos clientes em 39%.

Segundo publicação da revista Fortune 500, em 2009, estudo realizado com 100 executivos, identificou que o Coaching é uma ferramenta de desenvolvimento que elevou o resultado em cinco vezes o valor investido. No Brasil, executivos que passaram pelo treinamento em Coaching relatam aumento de 90% na produtividade, 80% desde se mostraram mais abertos a mudanças organizacionais e 70% afirmam que conseguiram melhorar o ambiente e o relacionamento no trabalho, segundo informações da Folha de São Paulo.

"Na atualidade, o Coach se tornou um facilitador à gestão de pessoas. Portanto, suas ferramentas não se restringem somente ao atendimento particular de pessoas e, sim, uma competência muito valorizada no universo corporativo. Um Coach pode auxiliar líderes a aperfeiçoarem suas relações empresariais, aplicando o conhecimento de maneira sistêmica e assertiva", destaca o Coach Master, Bento Augusto.

Todos os entrevistados concordam que o Coach pode ser o diferencial para todas as empresas. Tanto é que estes são de cenários distintos, mas falam com a mesma convicção da mudança que a implantação do processo de Coach, aliado com uma comunicação sólida, transparente e homogênea pode proporcionar.

No estado do Tocantins, o Instituto Você, com sede em Palmas, tem como líder Lívea Aguiar, Master Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL), Coach em vendas, empresária e jornalista por formação, demonstrando o qual enriquecedora pode ser a relação entre Coach e Comunicação. O Instituto liderado por Bento Augusto já atingiu mais de 1 milhão de participantes em seus cursos, palestras e workshops em todo o país. Contanto ainda com 42 franquias instaladas em todas as regiões do Brasil e duas no exterior, Portugal e Itália. Só no último ano o Instituto teve um aumento de mais 15% no número de franqueados.

*Por Ronie Petterson
Jornalista e especialista em Liderança e Coaching