Prefeitura de Palmas lança 4ª Edição do programa Agosto Verde

  • 01/Ago/2018 15h59
    Atualizado em: 01/Ago/2018 às 16h02).
Prefeitura de Palmas lança 4ª Edição do programa Agosto Verde Foto: Regiane Rocha

A prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) lançou na manhã desta quarta-feira, 1º, na sede da Seder, o programa Agosto Verde, que nesta edição abordará o conceito de Tecnologia Solidária através de Unidades Demonstrativas (UDs). Uma das unidades que serão visitadas fica no assentamento São João.

O lançamento foi feito pelo secretário da pasta, Roberto Sahium com a presença de diversos dirigentes municipais, estaduais e federais  e  vereadores. Na oportunidade, o secretário de Governo e Assuntos Institucionais, Eduardo Mantoan, leu a mensagem da prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro aos produtores rurais pela abertura do Agosto Verde.

Na mensagem a chefe do executivo destaca o grau de comprometimento da gestão com o homem do campo tendo como mote a transferência de tecnologia aliada a sustentabilidade. “Com a otimização de recursos, transferência de  tecnologia e ações solidárias teremos um ambiente rural forte, gerando renda e qualidade de vida para o nosso agricultor”, destacou a prefeita. Mantoan desejou aos agricultores um próspero e produtivo Agosto verde.

O superintendente Federal da Agricultura do Tocantins, o agropecuarista, Rodrigo Guerra, elogiou a iniciativa da Seder e ressaltou que para que o produtor produza bem e tenha rendimentos é preciso que a tecnologia chegue  ao pequeno agricultor.

Para o presidente da Associação Novo Progresso Serra do Lajeado,  Antonio Muniz, o Agosto Verde trará  bons rendimentos no cinturão verde de Palmas. “Nós temos que ter cuidado com o fogo, que pode causar um desastre nas plantações”, alertou.

O agricultor da Vila Agrotins,  Edivalton Mendonça, diz que o mês de agosto é um mês atípico para agricultura, citando a falta de água com a maior demanda,  um problema sério para quem planta.  “Com esse trabalho alavancado pela Prefeitura vai dar  uma melhorada,  pois nós temos projetos de irrigação para solucionar esse problema”, disse.

O presidente da Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto), Marcino Pereira Lima, destaca  a tecnologia como principal aliada dos agricultores para enfrentar o mês de agosto. “Hoje é o dia  em que a inteligência se equipara a tecnologia para que tenhamos um mês de Agosto Verde com bons resultados no campo”, ressaltou.

Para o  secretário da pasta, Roberto Sahium, o Agosto Verde traz uma proposta de mudança de atitude dos gestores em relação ao meio ambiente. “Com respeito ao meio ambiente estaremos levando conhecimentos através da tecnologia solidária aos produtores rurais, que terão ganhos em produtividade e competitividade”, finalizou.

.O Agosto Verde conta com parcerias das Secretarias Municipais de Educação (Semed), de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), de Desenvolvimento Social (Sedes), da Fundação do Meio Ambiente (FMA), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seagro), Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto), Zoofértil, Avifran, Atacadão da Ração, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.