I Prêmio Amazônia de Literatura abre inscrições

  • 24/Jul/2018 17h24
    Atualizado em: 24/Jul/2018 às 17h27).
I Prêmio Amazônia de Literatura abre inscrições Foto: Divulgação

Já estão abertas às inscrições para o I Prêmio Amazônia de Literatura, edição 2018, iniciativa que foi idealizada e vem sendo organizada pelo poeta marabaense Airton Souza e, que vai premiar obras inéditas de escritores e escritoras brasileiras em vários gêneros literários e em duas categorias distintas Entre os gêneros literários estão poesia, conto, crônica, romance e serão publicados dois livros, um livro solo e uma antologia literária.

Em relação as duas categorias o I Prêmio Amazônia de Literatura 2018 estão a categoria nacional, voltada aos autores e autoras residentes no Brasil e maiores de 18 anos de idade e a categoria estudante, voltada exclusivamente para estudantes de escolas públicas da rede de ensino de Marabá, independente da idade. Para esta categoria o importante é que o estudante esteja devidamente matriculado e frequentando a escola.

A edição do I Prêmio Amazônia de Literatura, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Marabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, da Editora Kazuá, de São Paulo e com a parceria da Editora Folheando, de Belém do Pará, vai resultar na publicação de dois livros, uma antologia que será publicada com os contos e poemas vencedores e um livro solo e inédito nos gêneros conto, crônica, poesia ou romance e, que será publicado pela Editora Kazuá. Além disso, os livros serão distribuídos aos vencedores e também a bibliotecas públicas de Marabá e região.

“Essa iniciativa é inovadora na região. Entre seus objetivos estão o de incentivar a produção literária e principalmente contribuir no processo de incentivo à leitura e, principalmente no gesto de reconhecimento da produção literária. Esse prêmio vai valorizar toda uma produção literária e despertar interesse pelo livro”, ressalta Airton Souza, curador do Prêmio Amazônia de Literatura.

As inscrições que iniciam hoje vão até o dia 24 de agosto e serão recebidas online, através do site do certame literário e, a premiação acontecerá no mês de novembro, com a entrega dos troféus, medalhas e certificados aos vencedores. No entanto, os lançamentos dos dois livros acontecerá somente no início de dezembro, devido ao processo de edição.

Para maiores informações basta acessar o site do I Prêmio Amazônia de Literatura, que é https://premioamazoniadeli.wixsite.com/meusite ou mesmo escrever para o e-mail: premioamazoniadeliteratura@gmail.com e solicitar informações referentes ao prêmio. (Zacarias Martins)