Prefeitura de Tocantínia realiza campanha contra queimadas e limpeza na Aldeia Salto

  • 21/Jul/2018 15h11
    Atualizado em: 21/Jul/2018 às 15h18).
Prefeitura de Tocantínia realiza campanha contra queimadas e limpeza na Aldeia Salto Foto: Edvaldo Cerente

Preocupada com a estiagem prolongada na região, que facilita a incidência de queimadas nessa época do ano, a Prefeitura Municipal de Tocantínia, por meio das Secretarias do Meio Ambiente e Desenvolvimento para os Povos Indígenas, promoveu uma ação de conscientização contra as queimadas na comunidade da Aldeia Salto.

A ação faz parte da Campanha “Todos contra o Fogo sem controle”, uma medida de prevenção contra os incêndios para preservação ambiental nessas áreas.

O secretário de Meio Ambiente e Turismo, Francisco Nardes e grupo da Missão Adventista IABC, Colégio Adventista de Anápolis (GO), que se encontra na aldeia, aproveitam para fazer um amplo trabalho de conscientização contra as queimadas, e entregaram para a comunidade, panfletos confeccionados com orientações na língua portuguesa e traduzidos na língua Xerente para facilitar a leitura e melhor compreensão da campanha.

Nardes destacou ser importante fazer orientações antes das queimadas começarem, pois agindo dessa forma se consegue evitar grandes incêndios que destroem o meio ambiente.

Durante a realização da campanha na aldeia, homens, veículos e máquinas da Prefeitura de Tocantínia aproveitaram para fazer o trabalho de limpeza e retirar entulhos de lixos naquele local.

O vereador Valci Sinã (SD), que também é cacique da Aldeia Salto, lembrou que apesar da dificuldade financeira que a prefeitura vem enfrentando, à medida do possível, tem atendido as demandas da comunidade indígena do município. (Com informações da Ascom/PMT)