Colinas do Tocantins recebe unidade de Colégio da Polícia Militar

  • 25/Mai/2018 10h14
    Atualizado em: 25/Mai/2018 às 10h19).
Colinas do Tocantins recebe unidade de Colégio da Polícia Militar Foto: Divulgação/PMTO

Como resposta aos anseios da comunidade local, Colinas do Tocantins foi mais umas das cidades agraciadas com a implantação do Colégio da Polícia Militar - unidade X, instalado nas dependências do Colégio João XXIII. A cerimônia de lançamento do CPM aconteceu na tarde de quinta-feira, 24, na escola e contou com a presença da Secretária Estadual de Educação, Cultura e Esportes, Adriana Aguiar, do chefe do Estado Maior da PM, coronel Marcelo Falcão Soares, representando o comandante geral, coronel PM Jaizon Veras Barbosa, do prefeito de Colinas, Adriano Rabelo da Silva, da Diretora Regional de Educação de Colinas, Celeny Borges, dentre outras autoridades, alunos e comunidade.

A solenidade teve a participação da Fanfarra do CPM unidade III, da cidade de Araguaína, que também levou um pelotão de alunos para realização de apresentação de ordem unida, ressaltando a disciplina militar, fundamental para o sucesso dos colégios militares. Foi realizada ainda a apresentação dos uniformes utilizados pelos alunos, bem como seus adereços e significados.

Durante o evento, o chefe do Estado Maior da PM, coronel Falcão, juntamente com a secretária Adriana Aguiar, assinou o Termo de Cooperação Técnica, que regulamenta as devidas providências para inauguração da Unidade. Os presentes então visitaram as instalações do prédio.

Coronel Falcão destacou em suas palavras os esforços de todos os envolvidos para que a implantação do CPM em Colinas se tornasse possível, mesmo diante das dificuldades. Disse aos pais que a PM se sente honrada em receber esse compromisso, de contribuir para a educação, formação dos jovens. “Temos cerca de 4.500 alunos do CPM em todo estado, são 4500 famílias que recebem filhos com fortalecimento de caráter, de civismo de valores, aliados à parte pedagógica viabilizada pela SEDUC, de ótima qualidade. O sucesso alcançado em todas as unidades do CPM nas demais cidades, com certeza também será alcançado em Colinas”, falou coronel Falcão.

A secretária Adriana Aguiar acrescentou: “hoje é um dia histórico para a cidade de Colinas e para o Tocantins, vamos somar esforços para um futuro de jovens que, com certeza alçarão voos muito altos. Agradeço a PM pela parceria de sucesso e às autoridades presentes”.
A unidade do CPM de Colinas funcionará em regime parcial, com 24 turmas, sendo 33 alunos matriculados. Para o ano letivo de 2019 serão oferecidas 230 vagas, a serem preenchidas por meio de processo seletivo. O edital será lançado no mês de outubro, as inscrições no mês de novembro, e as provas acontecem em dezembro de 2018.

A escolha do Colégio João XXIII

Mantido pela Ação Social Belém Brasília e Conveniado com a Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes, o Colégio João XXIII foi fundado em 1969 pelo padre Rui Cavalcante Barboza. Ao longo do tempo o colégio tem se consolidado como uma instituição de ensino de destaque no Estado do Tocantins.
A escola possui as condições intelectuais e materiais apropriadas para a implantação da unidade militar, tais como Projeto Político Pedagógico reestruturado, fortalecimento e qualificação dos profissionais, investimentos em tecnologia e laboratórios de ciências e Informática, bem como uma biblioteca com um excelente acervo.

No esporte continua sendo destaque nas modalidades hoje desenvolvidas, nos eventos e competições que participa. O Colégio João XXIII conta hoje com 55 funcionários, sendo 30 professores e 25 no quadro administrativo. (Com informações da Seduc/TO)