Fundação Cultural de Palmas comemora o Dia Nacional da Biblioteca com o projeto Balão Literário

  • 09/Abr/2018 16h05
    Atualizado em: 09/Abr/2018 às 16h07).
Fundação Cultural de Palmas comemora o Dia Nacional da Biblioteca com o projeto Balão Literário Foto: Divulgação

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) preparou para esta segunda-feira, 09, uma programação especial para comemorar o Dia Nacional da Biblioteca, celebrado nesta data. Durante o horário de atendimento ao público, diversos bilhetes serão colocados dentro de balões que poderão ser estourados por quem visitar a Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara e a Biblioteca Municipal de Taquaralto. Nesses bilhetes estão trechos de poemas que poderão ser declamados livremente por quem estourar o balão.

O Balão Literário é um projeto de demonstração poética, que proporcionará aos usuários das bibliotecas administradas pelo município o contato com a poesia de escritores famosos.

Dia Nacional da Biblioteca

Instituído no dia 09 de abril de 1980 por meio do Decreto n° 84.631, o Dia Nacional da Biblioteca também estabeleceu a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A comemoração desta data é considerada primordial para o resgate do hábito da leitura no País.

O presidente da Fundação Cultural de Palmas, Hector Valente, lembrou que desde que a escrita surgiu como expressão de linguagem os registros do conhecimento e da sabedoria humana se concentram nos livros. “Quando celebramos o Dia Nacional da Biblioteca, nós comemoramos todo potencial que uma biblioteca tem de transmitir conhecimento, transformar e integrar pessoas”, disse.

Para ele, o espaço da biblioteca vem se modificando e se adaptando às novas tecnologias para atrair cada vez mais público. “A biblioteca vem crescendo no contexto mundial. Inclusive no conceito de midiateca que abrange todas as linguagens de expressão, não só nos livros mas também no audiovisual e nas mídias eletrônicas. Comemorar isso é muito importante”, declarou.