Aluno de escola da rede municipal de Palmas apresenta Projeto na Febrace 2018

  • 12/Mar/2018 18h02
    Atualizado em: 12/Mar/2018 às 18h06).
Aluno de escola da rede municipal de Palmas apresenta Projeto na Febrace 2018 Foto: Divulgação

Destaque em 2017 com o 1º lugar na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit), com o projeto Guindaste Hidráulico, o aluno da Escola Municipal Maria Julia, Paulo Gabriel da Silva Viana, acompanhado pelo seu orientador, professor Bruno Moulin, viajou para São Paulo na manhã desta segunda-feira, 12, onde irá representar Palmas na 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2018). A diretora da unidade escolar onde Paulo Gabriel estuda, Maria Mendes Soares e a diretora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Nágila Bastos, também acompanham o aluno.

O evento acontece nos dias 13, 14 e 15 de março na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), na capital paulista. Na feira serão expostos 346 projetos feitos por estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares de todo o País.

Guindaste Hidráulico

O projeto do Guindaste foi desenvolvido com o objetivo de explicar como funcionam os grandes equipamentos que são utilizados para nos dar conforto na infraestrutura das cidades. Foi construído com o uso de materiais de PVC, madeira, seringas de 60ml e 20ml, 1 metro de mangueira, rodinhas, tinta acrilex, anilina azul, vermelha, verde laranja e pregos. O uso de seringas foi para o levantamento e transporte de uma massa padrão e, como meio para a fixação da massa, o braço hidráulico faz uso de garras que podem sem manipuladas através da pressão exercida sobre as seringas com água.